em

Thiago Braga se sobressai e Operário volta a vencer na Série B

Goleiro se destaca no 2º tempo e assegura triunfo do Fantasma em Barueri

Goleiro foi protagonista do Operário no segundo tempo. Foto: Alex Caús/Oeste

Não foi uma missão simples, mas o Operário Ferroviário reencontrou, na noite desta segunda (5), o caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Pela abertura da 14ª rodada, o Fantasma bateu o lanterna Oeste por 1 a 0 na Arena Barueri e encerrou o jejum de quatro jogos sem triunfar.

O resultado foi conquistado com protagonismo do meia Clayton na primeira etapa e, especialmente, do goleiro Thiago Braga nos 45 minutos finais.

Com a vitória, o time comandado por Gerson Gusmão assume a sexta colocação com 21 pontos somados – um atrás do ‘G4’.

O jogo

Em fase instável e com jogadores poupados por desgaste físico, o Operário iniciou o confronto em Barueri modificado taticamente. Gerson Gusmão optou por uma escalação com cinco atletas de meio e Jefinho isolado na frente.

O Oeste – mesmo na lanterna da competição – apresentou postura ofensiva e mais organização nos instantes iniciais, porém pouco finalizava. A partir dos 15 minutos, o Fantasma ganhou ‘corpo’ e cresceu de produção.

Foto: Alex Caús/Oeste

Após jogada do lateral Alex Silva pela direita, Clayton antecipou a marcação dentro da área e chutou cruzado; Luiz deu um toque e tirou para escanteio. O meia vinha sendo a principal peça alvinegra na partida e foi premiado com o gol na sequência.

Ele puxou o contra-ataque, avançou e encontrou Marcelo pelo lado direito da área. O ‘camisa 10’ rolou para o meio e o mesmo Clayton só teve o trabalho de finalizar para a rede: 1 a 0.

Sustos também fizeram parte da vida do Operário em Barueri. O principal algoz era o meia Mazinho, do Oeste. Na primeira tentativa, o ‘Messi Black’ parou em Thiago Braga. Na segunda, já no início da etapa complementar, a bola passou perto da trave.

Passivo no segundo tempo, o Fantasma ainda viu o goleiro Thiago Braga fazer milagre após cobrança de escanteio e cabeçada de Éder Sciola; o arqueiro foi buscar com um tapa no ângulo.

Foto: Alex Caús/Oeste

Aos 29 minutos, mais uma vez o goleiro do Operário precisou aparecer com destaque: Kauã Jesus arriscou de longe e Braga tocou na bola com a ponta dos dedos.

Em uma das poucas chegadas ao ataque, o alvinegro parou em Éder Sciola. Tomás Bastos, que saiu do banco de reservas na segunda etapa, recebeu na entrada da área e arrematou; a bola explodiu no peito do lateral direito do Oeste.

A equipe paulista foi para o sufoco nos minutos finais, mas não teve ímpeto suficiente para alcançar o empate mesmo dentro de casa.

Próxima rodada

O tempo disponível para treinamentos segue curto. O próximo compromisso do Operário na Série B está agendado para esta sexta-feira (9). Em horário atípico, o Fantasma mede forças com o Confiança (SE). A partida no Germano Krüger, em Ponta Grossa, começa às 16h30 – na mesma data, à noite, há partida da Seleção Brasileira agendada pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Ficha técnica

Oeste: Luiz; Éder Sciola, Renan Fonseca, Caetano e Gustavo Salomão; Betinho (De Paula), Yuri, Caio Vinícius (Rael) e Mazinho; Marlon (Kauã Jesus) e Welliton (Madson). Técnico: Thiago Carpini

Operário: Thiago Braga; Alex Silva, Ricardo Silva, Reniê e Fabiano; Mazinho (Tomás Bastos), Pedro Ken, Rafael Chorão (Maranhão), Marcelo (Jimenez) e Clayton (Douglas Coutinho); Jefinho (Schumacher). Técnico: Gerson Gusmão

Gol: Clayton (Operário) aos 32 minutos do 1º tempo.
Cartões Amarelos: Renan Fonseca e Thiago Carpini (Oeste); Rafael Chorão, Alex Silva e Pedro Ken (Operário)

Estádio: 
Arena Barueri, em Barueri (SP)
Arbitragem:
 Luiz Paulo de Moura Pinheiro (MT) auxiliado por Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Gislan Antônio Garcia da Silva (MT)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.