em

Temperatura em Ponta Grossa: calor vai superar os 30°C

Foto: Fábio Matavelli

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que a temperatura deve atingir 30°C em Ponta Grossa nesta terça (24) e 31°C na quarta (25). Seria até normal se não estivéssemos em pleno inverno. Esse intenso calor fora de época tem nome: veranico. São dias consecutivos de temperaturas altas e tempo seco no meio da estação mais fria do ano.

“No mês de agosto, esse fenômeno é normal, mas o que se tem visto é a recorrência associada a períodos longos de seca. É uma massa de ar quente e seco que cobre o Brasil inteiro”, diz o professor e geógrafo Luís Cunha.

O que também preocupa especialistas é a oscilação repentina cada vez mais frequente. Há menos de três semanas noticiava-se recordes de temperaturas negativas nos Campos Gerais.

“Essas anomalias ocorrem em função das ações humanas sobre o planeta: queimadas, emissão de poluentes e derrubada de árvores. As árvores funcionam como o ar-condicionado de nosso planeta. Daí vem os recordes de frio e calor”, complementa Cunha.

Mudança

A onda de calor tem data para acabar em Ponta Grossa. A partir desta quinta-feira, uma massa de ar frio vai chegar às regiões Sul e Sudeste. As temperaturas mínimas não devem cair tanto, ficando entre 12°C e 14°C até o início da próxima semana. No entanto, a variação do termômetro não será tão intensa. Na sexta, sábado e domingo, a máxima não deve passar de 16°C, segundo o Simepar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.