em

Tecnologia pode ajudar no crescimento dos municípios

O 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, principal encontro de tecnologia voltado para as administrações municipais do Estado, acontecerá em Ponta Grossa nos dias 13 e 14 de setembro. O evento vem com o objetivo de reunir gestores públicos, empresas e demais órgãos para mostrar como as ações tecnológicas podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos municípios em diversas frentes como saúde, educação e mobilidade urbana.

Segundo o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, entre os temas abordados no evento, estão as parcerias público-privadas e modelo de negócio que tem gerado retorno positivo para as cidades. "São ações de mercado que têm trazido resultados muito bons, à exemplo da fibra óptica. Queremos mostrar que é possível modernizar a gestão através da troca de experiências, tornando as cidades menos analógicas", explica.

Tecnologia aliada ao desenvolvimento da cidade é um dos temas principais do congresso. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

A programação completa contempla políticas públicas, soluções de mercado e modelos em andamento nos municípios. “Facilita o planejamento municipal por meio dessa troca de experiências e das informações que serão trazidas por governos federal e estadual, municípios e empresas”, completa o diretor da RCD.

Representantes de seis estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grossa já estão inscritos no evento e deverão apresentar ações de tecnologia que foram adotadas pelos governos municipais. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações também estará presente.

Marinho aponta ainda que Ponta Grossa também irá apresentar projetos voltados à tecnologia como a implantação do EstaR Eletrônico, por exemplo. "A escolha por realizar o congresso em Ponta Grossa será para mostrar como a cidade, que antes apresentava uma defasagem em tecnologia, conseguiu desenvolver projetos nesta área. A tecnologia pode ajudar no aumento da arrecadação dos municípios e fará com que estas cidades estejam sempre em evolução", aponta o diretor.

Encontro

Na tarde de segunda-feira (6), José Marinho esteve em Ponta Grossa para acertar dos detalhes do congresso estadual juntamente com o prefeito Marcelo Rangel. “Estamos cada vez mais envolvidos com a tecnologia, melhorando os serviços para a população e a administração dos mesmos dentro da própria Prefeitura. Trabalhar com a tecnologia e expandir a rede de Wifi no município é realizar a inclusão Digital dos cidadãos ponta-grossense”, destaca Rangel.

Ponta Grossa já conta com várias iniciativas que usam a tecnologia digital como, por exemplo, Portal da Inadimplência, Portal Coleta Seletiva, Ferramenta inadimplência por rua, Prefeitura 156, Programa PG Conectada, Newsletter Agenda Cultural, EstaR Digital, Quintas da Saúde, Alvará Online para MEI e Sala do Empreendedor Digital.

Inscrições

As inscrições para o Congresso são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. A programação completa deve ser lançada nos próximos dias.

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.