em

Tecnologia do campo paranaense é vista como referência nacional

Foto: José Aldinan

Começou nesta quarta-feira (23) em Ponta Grossa a 25ª edição do Show Tecnológico de Verão. O evento promovido pela Fundação ABC reúne cooperativas e empresas que apresentam tecnologias para produtores rurais. Organizado desde 1998, o encontro do setor se tornou referência além das divisas do Paraná. Prova disso foi a presença de representantes do Tocantins neste ano.

Eles viajaram quase 2 mil quilômetros para conhecer a exposição prática de novas técnicas agrícolas. “Temos lá [no Tocantins] um potencial produtivo muito grande, com terras boas, solo rico, e chuva em abundância, que é muito bom para a agricultura e pecuária, mas ainda falta o sentimento do cooperativismo”, disse o secretário de Agricultura do Tocantins, Jaime Café, que enaltece o potencial dos Campos Gerais para a atividade de cooperativas.

“Viemos buscar essa experiência no berço do cooperativismo brasileiro, uma cooperação que é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, especialmente para os pequenos produtores”, comenta Café, que é natural do Paraná.

A comitiva do Tocantins se encontrou com o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, com o chefe da Casa Civil do Estado, João Carlos Ortega, e com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, acompanhada dos secretários José Loureiro (Indústria, Comércio e Qualificação) e Bruno Costa (Agricultura e Abastecimento).

Segundo Piana, o Paraná tem vocação para o agronegócio, nos investimentos em tecnologia e infraestrutura e no trabalho conjunto entre o setor público, cooperativas e produtores. “Esse desenvolvimento e essa tecnologia apresentados aqui demonstram a capacidade do nosso Estado”, disse. “O Paraná agora tem avançado também na industrialização do que é produzido no campo, que gera oportunidade para que os produtores ampliem seus rendimentos com base em subprodutos do que sai do campo”, acrescentou.

Representatividade

Este ano, a expectativa da Fundação ABC, que conta com o apoio das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, é reunir agricultores, agropecuaristas e agrônomos que juntos representam 420 mil hectares. O Show ocorre até esta quinta-feira (24) no Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa, a partir das 8h, com exposições às 9h, 11h, 14h e 16 horas. A entrada é gratuita.

“Aqui, técnicos e produtores conseguem ver na prática, em um espaço de quase 500 hectares, a aplicação de técnicas e tecnologias que impulsionam a produção no campo”, reforça o diretor-presidente da Fundação ABC, Andreas Los.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.