no

Técnica garante solos fortes na região de Ponta Grossa

Ponta Grossa se destaca por ser um ícone na produção mundial de alimentos. Os motivos são vários, e incluem sua localização geográfica e o clima. Além disso, é berço de especialistas e profissionais da agricultura.

A década de 1970 foi marcada chegada de importantes indústrias moageiras e estruturas de armazenagem, que conferiram ao município o título de “Capital da Soja”. Mas havia um problema: apesar do imenso potencial, era preciso melhorar a produtividade.

“O solo é naturalmente pobre, de baixa fertilidade. A produtividade de hoje nos Campos Gerais veio da atividade biológica criada pela decomposição da palha, através do plantio direto”, explica Manoel Henrique Pereira Júnior.

Pereira é filho do Sr. Nonô Pereira que, em 1976, junto com parceiros da região, trouxe a técnica do Plantio Direto da Palha. Ele encontrou uma forma de enriquecer o solo, reduzir a erosão e diminuir custos. A ideia original vinha dos Estados Unidos, mas só foi vingar na região de Ponta Grossa.

“O Plantio Direto na Palha viabilizou o uso permanente do solo. Não fosse isso, a grade, o arado e a erosão teriam levado tudo embora. Não teria terra pra plantar hoje”, afirma Pereira. A ideia, na qual seu pai decidiu investir, se tornou disciplina obrigatório no Curso de Agronomia da UEPG.

Exposições

Todos os anos, Ponta Grossa é o destino de muitos agropecuaristas durante a Efapi. A exposição reúne o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos, e é oportunidade para negócios. Animais premiados são expostos e comercializados. A feira também reúne famílias, e só não ocorreu ainda neste ano devido às restrições sanitárias impostas pelo novo coronavírus. 

3,9 milhões é a previsão de colheita de grãos na safra 2020 em Ponta Grossa, 12% a mais que na safra anterior. A estimativa da Seab sugere que 10% de toda a produção do estado está em Ponta Grossa

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Bombeiros do Paraná vão combater incêndios no Pantanal

Ponta Grossa chega a 78 mortes por covid neste feriado