Menu
em

Teatro de PG inicia temporada de “O que o Mordomo Viu”

Espetáculo traz reflexões e críticas em clima de humor ácido e sutil

Foto: Divulgação

O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) apresenta a peça “O que o Mordomo Viu”, escrita pelo autor inglês Joe Orton, com direção de Emerson Rechenberg. A estreia será nesse sábado (01), às 20 horas, no Auditório A do Cine Teatro Ópera.

“O que o Mordomo Viu”

Com uma construção farsesca, o espetáculo retrata, com fina ironia, um dia no cotidiano de uma clínica psiquiátrica britânica na década de 1960, a partir da visão típica do humor inglês: ácida e sutil. O título faz referência a uma das maiores instituições britânicas que é o mordomo, profissional conhecedor de todos os pecados de uma família e fiel depositário dos segredos.

Em cerca de uma hora e meia, o texto, escrito em 1967, vai conduzindo o público a refletir sobre temas espinhosos, como a própria abordagem das doenças mentais, a hipocrisia, o preconceito e as mazelas de certos setores da sociedade, que ainda continuam atuais.

Teatro de PG

O diretor destaca que esta é a primeira montagem brasileira desse texto, seguindo os moldes em que foi escrito. “É um espetáculo provocativo e até mesmo incômodo e desconfortável em alguns momentos”, avalia.

Uma das propostas inovadoras da direção é a utilização de um elenco formado por seis atrizes, que interpretam os quatro papéis masculinos e os dois femininos da trama. “A peça traz algumas situações nas quais o local de fala pertence à mulher, por isso esta escolha”, conta Emerson.

Elenco

Atuam no espetáculo: Ana Cláudia Gambassi, Dadá Munhoz, Nadhine Rios, Natalie Fronczak, Vivian Bueno e Viviane Oliveira. A iluminação é de Bya Paixão, figurinos de Evlin Frandoloso, cenário de Nessandra Cordeiro e assistência de direção de Camila Leria. O Grupo de Teatro de Ponta Grossa é um dos corpos estáveis mantidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Ingresso

A apresentação integra a programação da Virada Cultural de Ponta Grossa, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Depois da estreia, o espetáculo volta ao palco do Ópera dias 1º e 2 de agosto. A classificação indicativa é 18+ e o ingresso é solidário: um quilo de alimento ou um agasalho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile