em

Taxistas de Ponta Grossa terão aplicativo, diz prefeitura

A medida faz parte de um pacote de benefícios voltados aos trabalhadores do segmento

Foto: Divulgação

Ainda neste ano os taxistas de Ponta Grossa devem passar a contar com um aplicativo e uma plataforma virtual que vai permitir que usuários vejam a sua localização em tempo real e tenham acesso ao seu contato. A informação é da Prefeitura de Ponta Grossa e foi revelada em primeira mão à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais pelo secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale.

“A ideia não é que o app seja um intermediador de viagens, mas sim que mostre ao usuário qual o táxi mais próximo, seu contato e sua placa. A ideia é fazer um site que também tenha a interface de aplicativo”, explica ele, afirmando que a plataforma está sendo desenvolvida pelo Departamento de Trânsito e já está perto de estar pronta.

A ideia é antiga e já vinha sendo comentada pelo menos desde 2019 – quando, segundo o sindicato local da categoria, a chegada dos serviços de aplicativos de transporte em Ponta Grossa (entre os quais o Uber foi o primeiro a operar, em abril de 2017), fez reduzir a demanda pelo serviço dos táxis em cerca de 95%.

Fomento

O aplicativo para os taxistas faz parte de um pacote de medidas da Prefeitura de Ponta Grossa que visa beneficiar o setor. “Na semana passada foi comemorado o Dia do Taxista e já queríamos fazer uma movimentação nesse sentido. Há também o programa de auxílio do governo federal, para o qual já cadastramos todos os taxistas com alvará da cidade”, lembra o secretário.

“Entendemos que é o momento de valorizar essa carreira neste momento de pós-pandemia e também pelo fato de que o transporte por aplicativos entrou em crise por conta da precificação – o que fez muitas pessoas voltarem a buscar táxis. Há muitos novos aplicativos e isso é ruim para o mercado porque as pessoas querem ter o menor número possível de aplicativos baixados nos seus celulares – por isso o nosso, para taxistas, terá a opção de ser utilizado pelo navegador de internet”, comenta o gestor.

Medidas

Entre as outras medidas voltadas aos taxistas de Ponta Grossa, estão a publicação recente do decreto 20.662, que estende a renovação da licença para trafegar por dois anos e a extensão de todas as licenças vigentes por mais um ano.

O texto também prevê que em 90 dias a Prefeitura vai redistribuir as escalas de trabalho na rodoviária, revisar a distribuição dos pontos de táxi do município e definir valores fixos para determinados locais, entre outras ações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.