Menu
em

Taxa de homicídios diminui em 20% na região

O número de vítimas de homicídio diminuiu em 20% na região dos Campos Gerais. Ao todo, 19 municípios foram contabilizados no relatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR). No total, foram 109 mortes violentas em 2016 e 88 em 2017. A cidade de Ponta Grossa registrou a maior taxa de mortes na região.

O relatório somou as vítimas de homicídio doloso, quando a pessoa tem intenção de matar; roubo seguido de morte e lesão corporal que também resultou em morte. O departamento de homicídios da delegacia de Ponta Grossa, em 2016, registrou 67 mortes e em 2017 um total de 40 assassinatos. Na soma das outras 18 cidades da região, o total de homicídios foi de 42 pessoas em 2016 e 48 no ano seguinte.

Setor de homicídios da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa tem taxa de 80% de casos resolvidos. (Foto: Arquivo DC)  

Para a delegada Tânia Sviercoski, responsável pelo setor de homicídios da 13ª Subdivisão Policial (SDP) de Ponta Grossa, a queda na taxa de mortes envolve vários fatores e medidas tomadas pelas autoridades. "Nós nos dedicamos nos casos para identificarmos o autor do crime. Acredito que a diminuição também se deve ao fato das pessoas saberem que vão ser punidas. Elas terão que responder pelo crime cometido", explica. De acordo com a delegada, em média 80% dos casos são solucionados.

A delegada também destaca que percebe que o número de mulheres assassinadas tem diminuído. "Com a efetiva aplicação da lei Maria da Penha e a criação da delegacia das mulheres, as vítimas têm mais voz e coragem para denunciarem o que estão passando", esclarece.

Pesquisa Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgaram nesta semana o Atlas da Violência 2018. A pesquisa revela números da taxa de homicídios em todos os estados brasileiros. Os dados são baseados no número de mortes contabilizados pela Ministério da Saúde. Além disso, os números mostram as mortes de jovens, mulheres e negros. Os dados são dos anos de 2006 até 2016.

Segundo a pesquisa, no estado do Paraná, a taxa de homicídios aumentou em 4,9% em 2016. A Secretaria de Sesp-PR contesta a informação, alegando que as fontes de informação são distintas da pesquisa do Ipea e Secretaria de Segurança Pública. A assessoria de imprensa explica que "o número de homicídios no Paraná em 2015 foi 2.416 (taxa de 21,6% por 100 mil habitantes) e em 2016 foram 2.476 mortes (taxa de 22,02% por 100 mil habitantes). A diferença, de 60 homicídios em todo o Estado, não é de 4,9%", diz a nota.

A pesquisa do Ipea ainda aponta alguns números que chamam a atenção pela diminuição na maioria das categorias assinaladas. Os dados a seguir é considerando os anos de 2006 até 2016. A taxa de homicídios entre os jovens, de 15 a 29 anos, o número diminuiu 7,7%. Entre negros também diminuiu: 1,9%.

Os homicídios de mulheres tiveram queda de 4,4%. Na classificação de mulheres negras a diminuição do número de homicídios é ainda mais significativa: 32,9.

O número de homicídios por arma de fogo teve diminuição de 4,7% no Paraná. Mas comparando somente os anos 2015 e 2016, a taxa aumentou em 7,8% totalizando 4.097 mortes durante os dois anos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile