Menu
em

SOS inicia oficialmente Campanha do Agasalho

Começou oficialmente nesta quarta-feira (09), a Campanha do Agasalho que é pelo Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa (SOS). A entidade, que é pioneira na realização desse tipo de campanha, está há 40 anos a frente desta iniciativa. No ano passado, cerca de 2 mil famílias assistidas pelo SOS foram amparados pela ação. Assim como em anos anteriores a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), através do Selo Social está apoiando e auxiliado na divulgação e arrecadação de roupas e cobertores através das 100 empresas seladas na cidade. “Em 2017 nós recebemos mais de 20 mil peças de doação. Gostaríamos que esse ano ultrapasse esse número para ajudar as pessoas que necessitam”, diz Simone Kaminski, Secretária Municipal de políticas Públicas Sociais.

Por conta de outras campanhas, e das baixas temperaturas, o SOS promoveu este ano, mais cedo que o anterior, que iniciou na segunda quinzena de junho. Em 2018, a ação vai até o dia 10 de agosto, mas as doações de roupas podem ser feitas em qualquer época do ano também. “As pessoas que querem receber doações pelo SOS, precisam fazer o cadastramento na nossas sede. Cada pessoa tem direito a dez peças de roupa e um cobertor”, explica Sueli Schmidt, presidente do SOS.

Este ano, a Campanha do Agasalho conta com novidades, uma delas, é que este ano a ação se estenderá por três meses. Outra inovação é que as doações podem ser feitas de maneira diferente. O SOS está disponibilizando blocos de doação, onde cada tira tem o valor de R$15. Ao fechar um bloco, totaliza o valor de R$150, que equivale a comrpa de um novo cobertor que será doado para as famílais carentes. "Essa ideia surgiu porque muitos condomínios, grupos de faculdade ou grupo de amigos mesmo podem se juntar para arrecadar o valor de um cobertor", ressalta Sueli.

Todos os anos, a SMPPS trabalha em parceria com a entidade para arrecadar mais agasalhos. Todas as empresas seladas e que querem participar podem entrar em contato com o Selo Social. As empresas que ainda não fazem parte do selo, podem entrar em contato com a secretaria para ajudar na campanha. Uma das empresas que auxilia o SOS na arrecadação, é a Companhia Paranaense de Energia, Copel, que pelo segundo ano consecutivo, realiza uma campanha interna de arrecadação de agasalhos, sapatos e cobertores que são distribuídos no mês de maio às famílias carentes de Faxinal do Céu, município que tem um dos menores IDHs (índice de desenvolvimento humano) do Paraná, e para o SOS de Ponta Grossa que recebe durante o ano arrecadação da empresa. "O copeliano é sempre muito generoso quando se trata de ações solidárias. Nós conseguimos arrecadar 40 quilos de doações este ano", explica o coordenador da Comissão Interna Sócio-ambiental da Copel, Darcy Alberto Belinsky.

Falta de peças

Apesar de receber doações suficientes, alguns itens ficam em falta durante a campanha, como por exemplo, roupas de criança e masculina. “Os agasalhos de crianças ficam muito em falta, porque as pessoas tem costume de repassar para outros familiares as peças que já foram usadas. Já as roupas masculinas nos preocupam também, porque poucos homens se desfazem de suas peças, o que para outras pessoas, aqueles que passam frio, seria de extrema importância”, destaca Sueli. Entre as peças masculinas, a maior necessidade está em calças e sapatos.

Mas o item que mais falta, segundo a presidente do SOS, são os cobertores chamados de “corta febre”. “As empresas que quiserem doar esse item, será de grande valia para muitas pessoas, pois nosso frio é rigoroso, e quanto mais doações, mais pessoas serão contempladas”, afirma.

 

Para doar:

Além de fazer doações em estabelecimentos que são sinalizados com banners e cartazes, a população pode doar na sede do SOS ou pedir informações pelos telefones: (42) 3028-1562 ou (42) 3028-3027, de segunda à sexta-feira.

 

Para receber doação:

O atendimento a pessoas que querem receber doações acontecem na segunda, quarta e sexta-feira das 14h ás 17h na sede do SOS.

Endereço: Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 59

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile