em

Sistema instável lança dúvidas sobre dados da covid-19

Estatísticas – Diferença entre casos confirmados pelo município e pelo estados é de 3 mil diagnósticos

Foto: Reprodução PMPG

Ponta Grossa teve, nas últimas 24 horas, o registro de apenas três óbitos atribuídos à covid-19. No mesmo período, foram 62 novos casos. O número é baixo comparado a poucas semanas  atrás, quando havia mais de 10 óbitos por dia e os novos casos confirmados era mais de 200. Olhando apenas para esses números oficiais, a notícia é boa e a retração da pandemia é evidente. O problema é que, desde a semana passada, a prefeitura vem informando problemas técnicos no sistema Notifica Covid.

A plataforma do Governo do Estado estaria com falha no processo de exportação de dados e, por conta disso, os números de “casos novos divulgados” não contabilizavam os casos notificados via Notifica Covid. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, isso não interfere nas informações de óbitos, mas pode haver casos de contágio que não chegam ao boletim municipal.

A inconsistência entre dados do Governo do Estado e das prefeituras vem ocorrendo desde o início da pandemia. No momento, o Paraná informa que Ponta Grossa tem 780 óbitos. São 30 óbitos a menos que o declarado pela prefeitura. O estado diz que são 3.011 menos contágios no município.

No caso dos óbitos, o atraso da informação é de, aproximadamente, uma semana. No caso dos contágios, o Paraná diz que a cidade tem 30.616 casos, número que, segundo a prefeitura, havia sido ultrapassado em 1º de abril.

Retroativos

Essa disparidade entre os números, em tempos de instantaneidade na transmissão de informações, lança dúvidas sobre a confiabilidade das estatísticas oficiais. Embora os gráficos mostrem a queda nas mortes e contágios, assim como redução na fila de espera por leitos no Paraná e em Ponta Grossa, a divulgação tardia de casos retroativos é outro aspecto que lança  dúvidas sobre a precisão dos boletins. No boletim do PR divulgado nesta segunda-feira (26), 148 dos 2.246 novos casos eram retroativos; 52 desses eram do ano passado. Um deles era de junho. Mesmo que em pequenas quantidades, esses dados reconfiguram os gráficos que já eram tidos como corretos.

Retorno

Contatada pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) não confirmou, até o fechamento desta edição, falhas no Notifica Covid, nem detalhou o impacto causado pela divulgação de casos retroativos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.