em

Siemaco interrompe emissão de carteiras de trabalho

A emissão de carteira de trabalho pelo Siemaco está suspensa. O serviço era realizado desde 2014, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. O motivo do cancelamento é o processo de descentralização do órgão, que impede o Siemaco de continuar o fornecimento.

Durante a atuação do Siemaco, foram emitidas mais de 10 mil carteiras com atendimento na sede e também em parceria com a Agência do Trabalhador nas Ações nos Bairros (Agência da Cidadania). Além disso, o sindicato disponibilizou sala de atendimento, funcionários e estrutura, como computador, internet, aparelhos de captura (mesa para assinatura digital, webcam multilaser e leitor biométrico) e laboratório de informática para treinamento dos emissores, sem ajuda de custo.

No fornecimento do serviço, a maior procura da CTPS era segunda via, além de prestar orientações jurídicas e encaminhamento para outros serviços. De acordo com o Siemaco, o objetivo era facilitar a aquisição do documento para os trabalhadores, oferecendo um serviço que se apresentava deficiente quando disponibilizado pelo órgão público.

O Siemaco sustenta que interesses políticos se sobrepuseram aos benefícios dos trabalhadores e lamenta em deixar de prestar esse serviço à população. O sindicato Siemaco aponta ainda que atuou como parceiro e hoje está com uma sala vazia, estrutura adquirida abandonada e funcionários capacitados com risco de perderem o emprego.

Siemaco é a abreviação para Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental, Áreas Verdes, Vias Rodoferroviárias e Similares de Ponta Grossa e Região. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.