em

Sessão irá decidir destino de imóvel do início do século XX em PG

Foto: José Aldinan

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa realiza, no dia 29 de novembro, sessão pública referente ao tombamento de imóvel antigo localizado no centro da cidade, próximo à Catedral Sant’Ana. Na ocasião, os participantes decidirão sobre a preservação, ou não, de edificação localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 103.

Imóvel antigo

Conforme detalhado no processo referente ao tombamento, a construção “faz parte de um complexo rico em tipologias de arquitetura” no centro antigo de Ponta Grossa, sendo que representa o único exemplar com função residencial, provavelmente das primeiras décadas do século XX, ainda existente nessa face da praça.

O imóvel está na área do início da urbanização da cidade, e demonstraria como o processo de ocupação do espaço urbano se desenrolou. Hoje a maior parte dos imóveis no local é comercial, mas nas primeiras décadas do século XX o entorno da “praça da matriz” era, em sua maioria, habitado por famílias, que residiam nas casas próximas.

De acordo com material fotográfico encontrado no site do Sistema de Informações do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (SIPC) sem data exata, mas provavelmente da década de 1930, é possível constatar que o imóvel em questão praticamente não passou por modificações, com exceção da colocação da marquise sobre a porta de entrada, a substituição da porta de entrada original de madeira e a colocação de porta metálica na garagem.

Imóvel desocupado

Conforme apurado pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais junto a vizinhos, o proprietário do imóvel reside em Santa Catarina há mais de um ano, e desde então a casa está sem uso. Antes disso, o local era moradia e espaço para venda de doces e salgados.

Segundo a lei 8.431/2005, da sessão pública de tombamento sairá a decisão final referente ao tombamento, ou não, do imóvel. Em seguida, caberá à prefeita Elizabeth Schmidt, em 30 dias, homologar os atos do processo ou anulá-los, se não estiverem cumpridos todos os requisitos previstos em lei.

Sessão pública

A sessão pública será dia 29 de novembro, às 19 horas, no auditório do Conservatório Maestro Paulino, situado na Rua Frederico Wagner, nº 150. O espaço terá ocupação máxima de 70% devido a medidas sanitárias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.