em

Sesp projeta ampliação de área na cadeia pública de PG

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) planeja ampliar a área da cadeia pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, como forma de oportunizar um espaço mais adequado para a utilização dos detentos instalados no local. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sesp, segundo a qual o projeto ainda está em fase preliminar.

A ampliação da cadeia será possível graças à cessão de um imóvel pertencente ao município. O terreno, com área de aproximadamente 2,6 mil metros quadrados, foi oficialmente disponibilizado após a assinatura do prefeito Marcelo Rangel, na última sexta-feira (1º). No entanto, a Sesp informou que o trâmite para a transferência do imóvel ainda não foi concluído, e por isso o projeto executivo ainda não foi iniciado. Somente depois que o terreno estiver no nome do Estado, será possível alocar recursos e abrir edital para obra.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-PG), Jane Villaca, participou de algumas reuniões a respeito do assunto. Segundo ela, como o governo do estado ainda passa por uma fase de reformulação, os detalhes sobre o uso do imóvel só devem ser definidos nas próximas semanas. “O que sabemos é que, com a instalação dos shelters [celas modulares que abriram 72 novas vagas no Hildebrando], em 2018, o espaço destinado à fabricação de tijolos pelos presos e também onde há uma pequena horta, ficou muito pequeno. O novo terreno permitiria expandir essa área”, explica.

 

Prazos

Segundo a Sesp, existe a intenção inicial de que seja construído um muro e, em seguida, sejam erguidos barracões para tratamento penal e canteiro de trabalho dos detentos, mas a proposta pode ser alterada durante a elaboração do projeto. Conforme o documento de cessão do imóvel, o governo do estado terá prazo de 180 dias para dar início a obras no local, e no máximo dois anos para que a obra seja concluída.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.