Menu
em

SESC deve instalar neste mês gradil na Estação Saudade

Foto: Fábio Matavelli

O SESC-PR informou que deve iniciar neste mês a instalação do gradil de proteção no entorno da Estação Saudade, no Centro de Ponta Grossa. O Diário dos Campos e portal dcmais já havia noticiado a intenção em março, quando os gradis encontravam-se no local, à espera de colocação. No entanto, a obra ficou parada, aparentemente à espera de autorização, por se tratar de imóvel tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Paraná.

De acordo com o SESC, a Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, expediu parecer favorável à instalação das grades, o que permitirá a realização das obras. Serão 268,23 metros quadrados de gradil e o acesso ao local será feito por um portão, nos horários de funcionamento do SESC Estação Saudade.

A notícia de que o imóvel será cercado dividiu opiniões dos leitores, no portal dcmais, principalmente temendo alteração no aspecto visual do prédio, que foi entregue completamente revitalizado pelo próprio SESC em dezembro de 2019, quando o prédio se tornou unidade cultural.

Preservação

A preservação do imóvel é apontada como um dos motivos para o gradil. “Nos últimos meses, temos verificado no entorno do prédio a ocorrência de furtos e do uso de substâncias ilícitas. Somos responsáveis pela segurança e a integridade física do imóvel e das pessoas interessadas na participação em nossas múltiplas atividades e realizações. Pesquisamos e faremos a instalação de um gradil fino, que não impede e nem reduz a visualização do imóvel”, informou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, destacando que o SESC também ampliou os dias e horários em que a unidade e a plataforma poderão ser acessadas.

Município

A Estação Saudade é espaço de preservação da memória da antiga estação ferroviária da cidade, promove programação variada e conta com o Café-escola Estação Saudade do Senac PR. Além de ser tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, o imóvel  também é tombado pela Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), e propriedade do município de Ponta Grossa.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, o gradil no entorno da estação foi tema das recentes reuniões do Compac. “Nosso entendimento é que o município tem a função de fiscalizar o uso adequado do imóvel, mas que cabe ao estado as autorizações e documentos necessários a qualquer intervenção, sempre com consulta ao Compac”, informou.

Reversível

Segundo o SESC, a Prefeitura de Ponta Grossa, na antiga gestão, em abril de 2020, analisou o pedido feito pelo SESC PR e autorizou a obra como medida de segurança e proteção do patrimônio público. Questionado pela reportagem do Diário dos Campos em março, o Compac informou não ter sido consultado a respeito da questão. De acordo com o SESC, o parecer da CPC acrescenta que “trata-se de uma intervenção reversível e que, em especial, visa à integridade e conservação do bem”. Considerando essa possibilidade, o DC questionou ao CPC em que casos o gradil não poderia permanecer no local.

A assessoria de imprensa informou, na manhã desta quinta-feira (1º), que a intervenção “poderá/deverá ser revertida quando não estiver mais ocorrendo o motivo da sua instalação; ou ainda, quando houver uma nova utilização do bem, que não utilize tal equipamento”. Ou seja, enquanto o imóvel estiver cedido ao SESC, que detém a cessão do espaço por 25 anos, renovável por igual período.

Funcionamento

A fim de possibilitar o acesso à unidade cultural do SESC PR o maior tempo possível, foram ampliados os dias e os horários em que a unidade e a plataforma podem receber os visitantes. O espaço só permanece fechado às segundas-feiras, para manutenção e limpeza.

Confira os horários e agende uma visita:

SESC Estação Saudade:

De terça a sexta-feira: das 9h às 21 horas

Aos sábados e domingos: das 10h às 19 horas

Café-escola do Senac PR:

De terça a sexta-feira: das 11h às 20 horas

Aos sábados e domingos: das 14h às 19 horas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile