em

Sesa-PR nega falhas e diz estar aprimorando Notifica Covid

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

A Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) negou que o Sistema Notifica Covid-19 esteja com falhas. Desde a última quarta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa informa, em seu boletim oficial da doença, que falhas na exportação de dados pelo sistema podem levar a erros nos números oficiais divulgados. A SESA-PR não confirmou falha, mas relatou que o Notifica Covid-19 tem passado por mudanças nos últimos dias.

“O sistema está sendo aprimorado para otimizar a performance e reduzir a instabilidade, visto que o sistema é utilizado por todos os 399 municípios do Paraná. Atualmente, o sistema não tem apresentado instabilidade”, informou. De acordo com a secretaria, O sistema é o mesmo utilizado em todo o Paraná. “Nesse sentido, o processo de exportação dos dados sofreu alterações para todos os usuários cadastrados na plataforma”.

A SESA também garante que os dados divulgados diariamente no Informe Epidemiológico da covid-19 não foram afetados por nenhuma alteração dentro desse sistema. Apesar dessa resposta, a prefeitura insiste que ainda enfrenta problemas na captação de informações. Em seu boletim dessa quarta-feira (28), a Fundação Municipal de Saúde informa que, “devido a problemas técnicos no processo de exportação de dados do sistema Notifica Covid, os números de ‘casos novos divulgados’ não contabilizam os casos notificados via Notifica Covid.

Curiosamente, o boletim de Ponta Grossa informa 2.681 casos a mais do que o boletim do estado.

Leia também: PG atribui queda em testagens a falha no sistema estadual

Retroativos

A respeito dos casos retroativos de covid-19, informados pela SESA diariamente, o Governo do Estado informou que, no processo de captação de casos confirmados da covid-19, a notificação deve ser preenchida da forma correta e em tempo hábil, do contrário o dado aparecerá sob a forma retroativa.

“O sistema possui algumas notificações de casos suspeitos da doença que não foram confirmados por critério laboratorial, clínico, clínico epidemiológico ou por imagem. Quando os municípios encerram a ficha de notificação, esta é contabilizada no processo de captação dos dados pela data de diagnóstico, o que torna essa notificação retroativa para o Informe Epidemiológico da COVID-19 elaborado diariamente”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.