Menu
em

Sesa diz que PG tem 344 mortes por covid e FMS informa 319

Foto: Arquivo DC

Embora a maior parte do acompanhamento da pandemia dependa de números oficiais, eles também acabam gerando dúvidas. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou a Prefeitura de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) a respeito da divergência em relação ao número oficial de óbitos.

Enquanto a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa, nesta quarta-feira (17), a ocorrência de 319 mortes no município, a Sesa informa, em seu boletim, o registro de 344 mortes. Desde o início da pandemia é comum haver diferentes números entre os boletins, devido a atrasos no repasse de informações. Mas normalmente os dados municipais estavam mais atualizados que os da Sesa. Isso mudou recentemente. Para a Sesa, o município tinha 319 óbitos em 8 de fevereiro, e registrou 10 mortes em 24 horas, chegando a 329 óbitos no dia seguinte. Para o município, foram cinco óbitos no mesmo período.

A prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o setor de controle desses dados da FMS vai  solicitar à 3ª Regional de Saúde a lista dos casos que o Estado está  considerando, para entender onde está a divergência.

“Imagina-se que se tratam de casos duplicados no controle da Sesa, porque muitos pacientes  possuem mais de uma ficha no sistema. O dado correto é o divulgado pela FMS, que atualiza a planilha do Município conforme a confirmação de cada caso”, declarou o município. 

Sesa

A Sesa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados divulgados no boletim estadual correspondem às notificações feitas pelos próprios municípios. Em alguns casos, o registro de um mesmo óbito é gerado em duplicidade, ou não é residente no município, o que exige atualizações posteriores que podem não ter ocorrido.

Leia também: FMS informa mais três óbitos nesta quarta-feira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile