em

Selo ‘Idoso Seguro’ irá cadastrar asilos legais em Ponta Grossa

Foto: Divulgação

Após dois casos recentes de fechamento de abrigos clandestinos em Ponta Grossa, a Câmara de Vereadores aprovou em primeira discussão, nesta segunda-feira (27), o Projeto de Lei 125/2024, que institui o cadastro eletrônico para estabelecimentos de permanência prolongada ao idoso, com a certificação “Idoso Seguro”.

Leia mais: Homem é suspeito de estuprar e matar bebê de um ano em Castro

Segundo a autora do projeto, vereadora Missionária Adriana (PL), o cadastro “não trará custo nenhum para o Município” e só receberão o selo as instituições que cumprirem todos os requisitos legais para seu funcionamento. “E qualquer pessoa poderá entrar no sistema municipal para ver se a instituição está apta a receber os idosos, pois será divulgada uma listagem”, afirmou. O PL ainda deve passar por segunda votação na Casa.

Abrigos clandestinos  

Somente neste ano, dois asilos clandestinos foram fechados em Ponta Grossa. O primeiro em janeiro, quando nove idosos foram resgatados de uma casa no bairro Uvaranas, depois que uma das abrigadas conseguiu fugir e pedir ajuda a vizinhos. Segundo o Ministério Público, os idosos sofriam violência física e emocional das duas irmãs responsáveis pelo local. Por mês, elas recebiam até R$ 1,9 mil da família de cada idoso.

O segundo asilo foi descoberto mês passado, também em Uvaranas, onde estavam três idosos. Para dois deles – de 74 e 93 anos – as famílias pagavam uma mensalidade. Embora não houvesse sinais de agressão contra os abrigados, o local foi fechado porque não tinha autorização de funcionamento.

“Estamos falando da dignidade dos idosos. A pessoa quando colocar um pai, uma mãe num abrigo acredita que será bem tratado (a). Trata-se de um grupo de pessoas vulnerável, que correm risco de vida em locais inapropriados”, afirmou Adriana.

Leia também: Caminhão ‘pequeno demais’ chama atenção e é parado com 4 mil Kg de maconha em PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.