em

Seis mil adultos não se vacinaram contra a covid em Ponta Grossa

Isabella Ávila comemorou primeira dose em Ponta Grossa / Foto: José Aldinan

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Ponta Grossa chegou aos menores de 18 anos e à dose de reforço para públicos mais suscetíveis à contaminação: idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Assim, presume-se que toda a população adulta da cidade teve chance de receber ao menos uma dose dos imunizantes. No entanto, 6.132 ponta-grossenses acima de 18 anos não receberam nenhuma vacina contra o coronavírus.

O número fornecido pela Fundação de Saúde (FMS) representa 2,36% da população adulta estimada pelo município. Essa pequena parte da população ainda tem a oportunidade ser imunizada. “Serão realizadas novas repescagens conforme o envio de doses ao Município”, informa à reportagem a Fundação.

No entanto está diminuindo a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde com destinação à primeira aplicação. Desde o dia 17 de setembro, Ponta Grossa recebeu somente 3.774 doses com essa finalidade, conforme dados do Vacinômetro. Esse montante ainda inclui a campanha para adolescentes.

Na remessa enviada às Regionais de Saúde no início desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) recebeu doses de Coronavac para aplicação em adultos que ainda não se vacinaram. A 3ª Regional, com sede em Ponta Grossa, ficou com 530 doses para distribuição entre os municípios.

Não se vacinar contra a covid é considerado ato que ajuda na disseminação do vírus. “Considerando a vacinação como uma estratégia coletiva e de saúde pública, ter um público ainda não vacinado acaba facilitando a disseminação da doença. Com a imunização, os indivíduos podem se contaminar, mas têm menos risco de desenvolver casos graves da doença e menor possibilidade de óbito”, afirma o secretário Rodrigo Manjabosco.

Ponta Grossa fica com 5,7 mil doses para reforço

Das 8.850 doses de reforço recebidas pela 3ª Regional de Saúde no início da semana, Ponta Grossa vai ficar com 5.784. Ou seja, 65% do total. Os imunizantes são da Pfizer/Biontech e estão destinados a dois grupos: profissionais da saúde e idosos.

Em Ponta Grossa nesse primeiro momento são mais 540 doses disponíveis para pessoas acima dos 70 anos de idade e 282 para a população de 60 a 69 anos, estimada em 27 mil.

Já a maior parte vai ficar para os profissionais de saúde. Eles também estão divididos em dois subgrupos. No total, 4.560 doses são para os ponta-grossenses que trabalham na saúde de forma geral e 402 doses para aqueles que atuam no setor de saúde em instituições de longa permanência.

Está é a primeira remessa de vacinas de reforço (DR) que os profissionais da área vão receber em Ponta Grossa. Até então a Fundação de Saúde só havia aplicado DRs em 165 idosos moradores de instituições de longa permanência, em 317 pessoas acima dos 90 anos e em 593 imunossuprimidos.

Nos próximos dias, a Fundação vai divulgar detalhes e abrir agendamento para a aplicação dessas doses.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.