em

Seguro-desemprego em PG: Setembro teve a maior procura dos últimos 6 anos para o mês

Apesar disso, o total ainda é menor que o das outras grandes cidades do estado, mesmo proporcionalmente

Setembro registrou a maior procura de seguro-desemprego em Ponta Grossa para o mês dos últimos 6 anos. Foram 1.116 pedidos, quase 30% a mais do que em setembro de 2020, por exemplo. Apesar disso, o total de PG ainda é menor que o das outras grandes cidades do estado, mesmo proporcionalmente.

O levantamento foi feito pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais com base em dados oficiais do Ministério da Economia.

Comparando o resultado do mês de setembro dos últimos anos, depois de 2021 o maior valor é encontrado apenas sete anos atrás, em 2019, quando PG teve 3 pedidos a mais de seguro-desemprego (1.119).

Mês a mês

Mês a mês, percebe-se que a procura pelo benefício dado a demitidos sem justa causa voltou a crescer na cidade. Após registrar o primeiro bimestre com a menor quantidade de pedidos da década, os totais foram aumentando e diminuindo desde então, mas vêm em alta desde agosto. O total de pedidos de seguro-desemprego em PG em setembro foi o segundo maior do ano, ficando atrás apenas de junho, quando 1.236 pessoas buscaram o seguro.

Leia também: Serviços puxam geração de empregos em Ponta Grossa

Acumulado do ano

Os dados oficiais mostram que em 2021 já foram pedidos 9.602 seguros-desemprego em Ponta Grossa. Este acumulado é 4,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, o equivalente a uma diferença de 457 trabalhadores. Porém, ainda é um pouco superior ao ano pré-pandemia (2019), quando 76 pedidos a menos foram feitos de janeiro a setembro.

No comparativo com as outras grandes cidades do estado Ponta Grossa é a que teve o melhor desempenho, inclusive proporcionalmente, relacionando o total de pedidos nos nove primeiros meses do ano com o total de trabalhadores que atuavam com carteira assinada no início desse ano.

Enquanto que em Ponta Grossa 9,8% do trabalhadores fizeram o pedido neste ano (9.602 pedidos), em Curitiba a porcentagem foi de 10,1% (74,2 mil pedidos), em Londrina 11,3% (16,9 mil pedidos), Cascavel 11,6% (11.747 pedidos) e em Maringá 12% (17.8 mil pedidos).

Demissões x seguro-desemprego em Ponta Grossa

Tem direito a solicitar seguro-desemprego o trabalhador que tiver sido dispensado sem justa causa, não possua outro emprego e tenha sido assalariado por um determinado tempo antes da demissão (depende de quantas vezes o trabalhador já tenha pedido o benefício), entre outras regras.

O total de pedidos do seguro em uma cidade não é igual ao total de demitidos nela, já que um trabalhador pode ter saído de uma vaga e logo em seguida ter sido contratada para outra – e, nesse caso, não tem direito ao benefício, concedido apenas a quem está desempregado. Mas, justamente por isso, pode ser um indicador isolado da empregabilidade, já que geralmente só pedem o seguro aqueles que se enquadram nos pré-requisitos e que não têm perspectiva de conseguir um emprego tão cedo.

Estatísticas sobre desemprego

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia afirma que não possui registro administrativo sobre o total de desempregados por município brasileiro. Sobre a base de dados utilizada pela reportagem, o governo federal afirma que “não é possível fazer inferência sobre estatísticas de pessoas desempregadas por ela, apesar de que há historicamente uma relação entre o número de pedidos e o de desempregados”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.