em

Segurança é a principal preocupação em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na tarde de segunda-feira (30) uma audiência pública para apresentar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, promovendo a divulgação para a população de um dos instrumentos de planejamento da administração pública. A LDO é elaborada atentando para as indicações da população através de consulta popular e, neste ano, teve a participação de mais de 14 mil pessoas.

O questionário revelou que o item segurança é, na visão dos ponta-grossenses, aquele que merece maior atenção e investimentos municipais em 2019, diferente do ano passado, quando o quesito saúde foi apontado como aquele que necessitava mais recursos.

Na análise do secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, o resultado do questionário não chega a surpreender. “Logicamente, as condições de segurança público requerem atenção especial, não só do governo municipal, mas também do estadual e federal. Apesar de, nos últimos anos, todos os indicativos apontarem para redução nos índices da criminalidade em Ponta Grossa, existe uma condição de insegurança no país, que reflete na cidade”, diz.

Para ele, essa visão do ponta-grossense se repete na maioria dos municípios do país, onde a população coloca a segurança pública como item número um para os investimentos. Apesar disso, ele lembra que as estatísticas mostram aumento nas prisões, nas apreensões de armas de fogo e de drogas na cidade, e que Ponta Grossa não está nem entre as 100 cidades mais violentas, dentre aquelas com mais de 300 mil habitantes.

“É claro que isso serve de alerta para que os organismos de segurança continuem fazem bem seu trabalho, e vamos continuamente atrás de mais recursos”, diz Lovato.

Consulta

Para elaboração da LDO, foram disponibilizados questionários distribuídos nas escolas e centros municipais de educação infantil, em formulário online na página da Prefeitura e também através da Câmara Municipal, pelos gabinetes dos vereadores. A população elencou as áreas de segurança, saúde e pavimentação como as prioridades para investimento. A estimativa de receita para 2019 é de R$ 905 milhões, cerca de 8% maior do que o projetado para este ano. No ano passado a ‘saúde’ ocupou o primeiro lugar no questionário. Em asfalto, a prefeitura prevê investimento de R$ 55 milhões do programa Finisa, que permitirá ampliar a extensão de vias asfaltas no Município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.