em

Segundo ciclone não deve deixar estragos e causará geada em Ponta Grossa, diz Simepar

Uma semana depois do Ciclone Bomba atingir o Sul do país e trazer muitos estragos para o Paraná, o Estado tem previsão de que um fenômeno semelhante se repita entre esta terça (07) e quarta-feira (08). Porém, desta vez não deve haver destruição, já que o ciclone que se forma no Oceano Atlântico, entre o litoral do Rio Grande do Sul e o do Uruguai, é menos intenso, diz o Sistema Meteorológico do Paraná.

“A previsão é que Ponta Grossa e região tenham raios e ventos entre 50 km/h e 60 km/h, talvez algumas rajadas mais fortes, mas sem chegar aos 100 km/h como na semana passada”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície. O desta semana vem associado de duas frentes: uma fria, que atinge o Estado, e outra quente, que se desloca para o oceano.

O meteorologista destaca que depois da passagem deste fenômeno, as temperaturas irão cair e a previsão é de geada para quinta-feira (9). “Iremos seguir com uma frente fria intensa nos próximos dias. Então é bom a população sair já preparada de casa para enfrentar temperaturas mais baixas”, confirma Kneib.

Cuidados

O Simepar destaca para que as pessoas tomem cuidado e se protejam em casa. “Mesmo com menos intensidade, são ventos fortes e por isso temos que nos proteger. Principalmente naquelas regiões que foram mais afetadas pelos estragos da semana passada”, reforça o meteorologista.

Estragos

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o temporal de semana passada afetou aproximadamente 27 mil pessoas em 83 municípios. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas. Cerca de 5,3 mil casas foram danificadas e 10 destruídas.

Previsão é que os próximos dias sejam chuvosos e frios em Ponta Grossa (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.