em

Secretaria de saúde realiza evento sobre ações integradas de prevenção à hepatites

Na próxima semana (dia 28) comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Nesta data e a partir de propostas brasileiras apresentadas à Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) os municípios têm realizado ações integradas de vigilância em saúde para minimização dos riscos de transmissão da doença. Diante disso, no dia 30 de julho a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) vai realizar um evento para profissionais da área de estética, salões de beleza, tatuagens, piercing e escolas de ensino profissionalizantes da área.

A Visa vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de promoção no âmbito do SUS, e além disso a demanda exacerbada de protocolos de solicitação de licença sanitária exige estratégias de processos de trabalho visando a praticidade e consequente resultado conclusivo”, destaca a diretora da Visa, Ana Meri Maciel. A intenção é atualizar os profissionais sobre a transmissibilidade das hepatites virais. “Neste momento, pensamos na utilização de recursos disponibilizados através desta demanda para a atividade de prevenção, fornecendo aos requerentes oportunidades de educação em saúde e atualização das normativas e portarias vigentes”, completa Ana.

A OMS relata que dois bilhões de pessoas já se infectaram com o vírus da hepatite e cerca de 600 mil morrem por ano devido à doença. A transmissão do vírus encontra-se no sangue, saliva, secreções e outros materiais biológicos. Também são considerados os materiais contaminados utilizados em salões de beleza compartilhados sem correta higienização e esterilização. “Nestes estabelecimentos devem ser intensificadas as orientações sobre a transmissão do vírus, métodos de prevenção, higiene e limpeza dos instrumentais, principalmente os alicates de cutículas, manuseio (autoclave), monitoramento do processo de esterilização e higiene de mãos”, explica Ana.

A atividade é gratuita e acontecerá na sede do SESC de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.