em

Secretaria de Esportes lamenta perdas de profissionais em Ponta Grossa

A Secretaria de Esportes de Ponta Grossa emitiu nota onde lamentou a perda de dois profissionais do esporte no último final de semana. O texto assinado pelo secretário Marco Raasch se solidariza com os amigos e familiares dos desportistas Jomar Trentin Filho, 43 anos, conhecido como o Dunga do Mountain Bike, e Carlos Eduardo Malaquias, o Professor China.

“Os mais sinceros sentimentos de pesar e desejo para que Deus conforte o coração de amigos e familiares destes grandes atletas, que muito fizeram pelo esporte, e deixam legado inestimável!”, escreveu o secretário.

Dunga

Dunga foi presidente da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais de 2017 a 2020. Ele era praticante e incentivador da modalidade. No último sábado (13), ele retornava de uma trilha com a esposa e um amigo. O ciclista empurrava a bicicleta quando acabou tropeçando e caiu em uma ponte com cerca de 25 metros de altura.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o amigo tentou ajudá-lo e a esposa pediu ajuda para um grupo de motociclistas que acionaram o órgão. Cinco bombeiros participaram do resgate em um local de difícil acesso conhecido como Tacinha, região do Alagados, mas Dunga já estava em óbito.

Jomar também trabalhava como representante comercial e morava no Bairro Oficinas. O corpo do ciclista foi sepultado no Cemitério Santa Luiza na tarde do último domingo (14).

Dunga foi presidente da Liga de Ciclismo dos Campos Gerais de 2017 a 2020. (Foto: Redes sociais)

Professor China

China Malaquias, 40 anos, era ex-jogador, profissional de Educação Física, professor da Rede Municipal de Educação, e técnico de futsal nas categorias de base da Associação Campos Gerias Futsal (ACGF). Com trajetória marcante no esporte de Ponta Grossa, China sofreu um mal súbito após uma partida de futebol com amigos em uma instituição de ensino da cidade. Ele completaria 41 anos de idade no final do mês.

China representou o futsal de Ponta Grossa como jogador em diferentes fases. Também tinha olhar clínico para descobrir talentos. Como treinador, liderou o projeto de futsal feminino da cidade no final da última década, colocando PG entre as principais forças do estado.

Atualmente comandava categorias de base da Associação Campos Gerais de Futsal (ACGF) e tinha projetos paralelos na modalidade. Recentemente, a família de China havia sofrido um baque em Ponta Grossa com a perda do pai: o ex-vereador Nereu Malaquias.

Em 2020, China ficou perto de seguir os passos do pai na política. Com pautas ligadas ao esporte, o professor recebeu mais de 1.100 votos nas eleições e ficou próximo de uma cadeira na Câmara Municipal.

O professor morava no Bairro de Uvaranas. Ele era casado e deixou dois filhos, de 10 e 15 anos. O corpo será sepultado na tarde de segunda-feira (15), às 16h30, no Cemitério São Sebastião.

China Malaquias era ex-jogador, professor e técnico de futsal. (Foto: Redes sociais)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.