Menu
em

Saúde é alvo de manifestações na Câmara de Ponta Grossa

Pessoas pedem por melhorias na saúde (Foto: Manu Benicio/Lente Quente)

O fechamento do Hospital Municipal Amadeu Puppi e a reabertura do Pronto Atendimento Infantil (PAI) no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai) foi o principal tema discutido durante a sessão ordinária da Câmara de Ponta Grossa desta quarta-feira (6). Na galeria, dezenas de pessoas também se manifestaram com cartazes contendo frases como ‘Luto pela saúde’ e ‘Cadê o PAI?’. Também protestaram contra o fechamento do Pronto Socorro Municipal, que passará por reformas. O grupo fez um abaixo-assinado que reuniu cerca de oito mil assinaturas pedindo o retorno do PAI no Humai.

Vereadores argumentaram sobre os prejuízos no atendimento com o fechamento do Hospital Municipal para reforma. Eles descreveram situações que ocorreram no último final de semana, quando pais já teriam procurado o Humai para atendimento dos seus filhos, sem sucesso. A confusão teria acontecido depois que a prefeitura de Ponta Grossa divulgou um vídeo, na tarde de sexta-feira (1°) nas redes sociais, no qual a prefeita Elizabeth Schmidt anunciava a reabertura do PAI.

“Neste dia, estamos anunciando a reabertura do Pronto Atendimento Infantil no ‘hospitalzinho’. Os recursos que eram utilizados no Hospital Municipal, que passará por reformas urgentes, serão destinado ao novo Pronto Atendimento para a população infantil, pertinho do Centro, dentro do Hospital Materno-Infantil”, afirmou a prefeita. Como no pronunciamento não ficou claro quando o atendimento seria retomado, muitas pessoas entenderam que ele já tinha iniciado.

Segundo a prefeita, mesmo com a retomada do PAI no Humai, a prefeitura vai manter o Pronto Atendimento Infantil junto à UPA Santa Paula. Ainda não há previsão de quando o atendimento do PAI será retomado. Nesta quarta-feira (6), em Curitiba, Elizabeth conversou com o secretário estadual da Saúde, César Neves, sobre as tratativas para a reabertura do serviço no Humai.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile