em

Saúde destaca baixa procura por atualização de vacinas

A Campanha Nacional de Multivacinação encerrou na última sexta-feira (22) em Ponta Grossa e teve baixa participação dos grupos de crianças e jovens, de 0 a 14 anos prioritários da campanha. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 35,90% do grupo dos menores de nove anos tinha pelo menos uma vacina para colocar em dia.

 

Fábio Matavelli
Apesar da baixa procura, vacinas seguem disponíveis nas unidades

 

Já do grupo dos adolescentes, de 10 a 14 anos, 37,73% dos jovens precisaram tomar alguma dose. Ao todo, foram aplicadas mais de três mil vacinas durante a campanha na cidade. De acordo com o Departamento de Imunização, estes números representam baixa procura por parte da população, tendo em vista que este público alvo é de aproximadamente 50 mil pessoas.

“É muito importante que as famílias tenham consciência da necessidade de atualizar a vacinação em atraso, muitas pessoas que estão em risco de adoecer por falta de vacinas. Além disso, estar com as vacinas em dia é uma necessidade para matrícula em escola, contratação em emprego, no alistamento militar, para receber benefícios sociais e diversos outros serviços e cadastros”, destacou a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Úrsula Kemelmeier.

Segundo Úrsula, mesmo com a baixa procura nesse período, é importante reforçar que estas são vacinas regulares nas unidades de saúde, então a população pode buscar por essa atualização em qualquer momento.

Mutirão

No último sábado (23), sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas para a atualização das vacinas. Ainda durante a campanha, as 24 unidades de Ponta Grossa tiveram horários diferenciados de atendimentos para que crianças e jovens pudessem atualizar a carteirinha de vacinação.

As vacinas disponibilizadas durante a campanha em Ponta Grossa foram a BCG, Rotavírus, Sarampo, Coqueluche, Difteria, Tétano, Meningite Haemophilus, Meningite C, Hepatite A, Hepatite B , Poliomielite, Febre Amarela, HPV e Gripe.

Balanço da campanha em PG

Menores de 9 anos

6.899 cartões de vacina avaliados nas unidades

2.477 precisaram receber ao menos uma vacina

Adolescentes 10 a 14 anos

2457 cartões de vacina avaliados nas unidades

927 precisaram tomar alguma vacina

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.