em

Saúde de PG recebe anúncios de novos investimentos; veja quais são

Além dos planos para a estrutura do Hospital Municipal, também foram anunciados investimentos de médicos em UBS e mutirão de exames

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, nesta segunda-feira (19), uma coletiva de imprensa no antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi para anunciar novos investimentos na área de saúde de PG.

O evento contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do Secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Augusto Neves Luiz, do Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, e outras autoridades municipais e estaduais.

O ponto alto foi o anúncio da transformação da estrutura do antigo Hospital Municipal em um Ambulatório da UEPG – mas esta não foi a única novidade revelada. Confira todas a seguir.

Novos investimentos para a Saúde de PG

  • Contratação de médicos para UBS

Em seu discurso a prefeita Elizabeth Schmidt afirmou que a prefeitura garantiu a contratação de médicos para as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):

  • Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças)
  • Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
  • Adão Ademar de Andrade (Jardim Cerejeira)
  • Santo Domingo Zampier (Costa Rica)
  • Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
  • Horácio Droppa (Borato)
  • Mutirão para zerar filas de exames

A prefeita também destacou que na semana passada foi iniciado um mutirão que visa zerar filas de exames em algumas especialidades. Segundo ela, a ação foi viabilizada por um convênio fechado com o Hospital do Rocio, de Campo Largo, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde).

Segundo divulgado pela prefeitura na semana passada, o foco está sendo na área de gastroenterologia, com exames de endoscopia e colonoscopia, mas a prefeita também revelou que estão sendo feitos exames de oftalmologia. Os contatos e as orientações dos pacientes incluídos nesta etapa do Mutirão já estão sendo feitos pelo Município via telefone.  

  • Transformação da estrutura do Hospital Municipal em Ambulatório Universitário

O destaque dos novos investimentos para a Saúde de PG é o anúncio da transformação da estrutura do antigo Hospital Municipal em um Ambulatório Universitário da UEPG. A intenção é que o espaço seja mantido pela UEPG, mas a Prefeitura vai auxiliar financeiramente para a reforma do espaço – interditado em março devido à necessidade de melhorias.

A estimativa é de que até o final de março os consultórios que hoje funcionam no Hospital Universitário sejam transferidos para o novo Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, que contará já de início com exames de imagem, além dos consultórios. Etapas sequenciais vão permitir a readequação de novos espaços e a abertura de novos serviços.

Com essa mudança, o HU poderá ampliar seus serviços, passando a sediar, no prazo de alguns meses, o atendimento às gestantes de alto risco, hoje prestado pela Santa Casa que manifestou intenção de descontinuar esse convênio.

A prefeitura garantiu que as obras iniciais de adaptação do prédio para funcionamento do ambulatório começam nos próximos dias. “Ao mesmo tempo, serão alinhados os projetos para as etapas subsequentes das reformas necessárias, bem como estruturados os vários níveis de complexidade dos serviços oferecidos, assim também as etapas de ocupação do prédio, à medida em que as reformas avançam”, disse.

Confira mais detalhes neste link.

Como fica a estrutura da Saúde

Veja os planos da prefeitura de Ponta Grossa para os investimentos na saúde de PG:

  • Atenção primária: reforçada com mais médicos (em processo de contratação) e pessoal de apoio. Dez novas unidades previstas e reforma de outras 15, algumas já entregues
  • Atenção secundária: Ambulatório Universitário Amadeu Puppi da UEPG e futuro Ambulatório Médico de Especialidades, junto ao HU
  • Atenção terciária: rede coordenada pela SESA, regulada pela Central de Leitos, concentrada no HU-UEPG, que passará a ter mais de 300 leitos; e nas unidades conveniadas (Bom Jesus, Vicentino e Santa Casa)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.