Menu
em

Saúde confirma primeiro caso de variante delta em Ponta Grossa

Foto: Getty Images

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (1º), o primeiro caso de paciente infectado com a variante delta de coronavírus, em Ponta Grossa. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado no final da tarde.

O paciente – cujos detalhes não foram informados – está entre os 36 casos da variante delta e 13 casos de sublinhagens informados nessa quarta-feira. Também não foi informado se houve a detecção de mais que um paciente positivado no município.

Variante delta em Ponta Grossa

Além de Ponta Grossa, também foram detectados novos casos em Paranaguá, Araucária, Colombo, Curitiba, Piên, Piraquara, São José dos Pinhais, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Palmas, Cascavel, Guaraniaçu, Toledo e São João do Ivaí. Houve também a divulgação de cinco óbitos atribuídos à delta, sendo eles três homens com idades de 31, 46 e 56 anos e duas mulheres com idades de 51 e 66 anos.

Confirmações

Até agora, 843 amostras do Paraná foram sequenciadas pela Fiocruz e 475 aguardam resultado. A maioria das amostras correspondem a P.1 (462 casos). Da delta são 95 casos confirmados e 24 óbitos, além de 30 casos de sublinhagens (14 casos AY.4 e 3 casos AY.12), com dois óbitos da AY.4.

Investigação

Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.

Sublinhagens

Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus se multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.

O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus. (Com informações da AEN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile