O Hospital Santa Casa de Ponta Grossa iniciou nesta semana uma campanha para ampliar a arrecadação de recursos por meio do preenchimento das declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). A instituição filantrópica tem um programa que realiza atendimentos especificamente a idosos. No ano passado, foram 84 mil atendimentos, voltados a pacientes idosos de Ponta Grossa e dos outros 27 municípios da área de abrangência da Santa Casa.
Recursos do Imposto de Renda podem ser direcionados a esses trabalho mas, segundo a gerência da instituição, ainda é muito baixo o número de pessoas que sabe como fazê-lo.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Demetrius de Moura Soares, a primeira coisa que cada pessoa deve saber é que só pode direcionar os recursos quem faz a declaração completa. No momento do preenchimento, o próprio sistema informa se o preenchimento completo é vantajoso.
Se for, ele pode destinar até 3% dos recursos para o Fundo do Idoso ou Fundo da Criança e do Adolescente, por meio da aba “Doações Diretamente na Declaração”, onde será informado o valor máximo que pode ser destinado. Selecionando a localização geográfica (federação, estado e município), os recursos serão direcionados para os projetos já cadastrados no município. Ao emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), ele será emitido em duas vias, sendo uma delas destinada a projeto assistencial e a outra para o pagamento normal da Receita Federal.
Prazo
O pagamento deve ser feito até o dia 29 de maio de 2022. O recurso será destinado aos projetos já cadastrados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Caso a intenção seja destinar, especificamente, à Santa Casa, é preciso encaminhar comprovante de pagamento ao email conselhoidosopg@gmail.com, com cópia para projetoidoso@santacasapg.com, informando que autoriza a destinação do imposto para o Projeto da Vida do Idoso em Tratamento no Hospital Santa Casa de Ponta Grossa. A doação não resulta em pagamento adicional de imposto de renda.