em

Santa Casa promove evento sobre conscientização para doação de órgãos

foto: José Aldinan

O Hospital Santa Casa de Ponta Grossa promoveu na sexta-feira (27), um evento para relacionado ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. Como parte da campanha do Setembro Verde, o hospital fez uma ação para ampliar o número de doadores de órgãos e, com isso, reduzir as filas de espera.

Homenagem a 22 famílias

Durante o evento, a Santa Casa recebeu representantes de algumas das 22 famílias de doadores. Elas foram convidadas a receber, além da homenagem, uma lembrança do ato que salvou vidas. Em seguida, soltaram balões verdes, significando o Setembro Verde.

Qual é o órgão mais procurado?

Cerca de 43 mil pessoas esperam por um órgão no Brasil. Desses, 40 mil são só de pacientes à espera de um rim. Esse número é grande porque os rins são afetados por várias outras doenças que debilitam o órgão.

No primeiro semestre deste ano 14.352 transplantes foram realizados pelo SUS no País. Já é um número maior que no primeiro semestre do ano passado, quando foram feitos 13,9 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. Os órgãos que podem ser doados são rins, fígado, coração, pâncreas, pulmão, intestino, córneas e medula óssea. E ainda ossos, músculos, pele, veias e artérias.

Confira as fotos do repórter fotográfico José Aldinan do evento na Santa Casa de Ponta Grossa

Leia mais: Saiba quais praças e parques terão decoração de Natal em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.