em

Santa Casa de PG realiza procedimento inédito para o útero

Foto: Arquivo DC

A Santa Casa de Ponta Grossa realizou nesta semana um procedimento inédito para o tratamento de hemorragia uterina. Trata-se de um tipo de cateterismo realizado, na última terça-feira (13), pelo angiorradiologista Luis Henrique Gil França.

Segundo o especialista, a paciente tinha uma má formação nos vasos do útero, doença considerada rara. “Inserimos um cateter pela artéria da virilha e chegamos até a artéria uterina onde injetamos uma substância chamada histoacryl para conter a hemorragia. Também fazemos o mesmo procedimento para tratar miomas (tumor benigno do útero) e varizes pélvicas”, relatou o médico.

Segundo Luis Henrique, o tratamento é uma alternativa para a saúde das mulheres. “As varizes pélvicas causam dor na menstruação e no ato sexual, desconforto na região pélvica e sangramento uterino. Os miomas também causam dores e sangramento. Tudo isso pode ser resolvido com o cateterismo periférico sem precisar de cirurgia para a retirada do útero. O procedimento é sem corte e minimamente invasivo”, apontou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.