em

Santa Casa de PG inicia procedimento inédito que cura arritmia cardíaca

Foto: Divulgação

A Cirurgia de Correção de Arritmias por Crioablação foi realizada pela primeira vez na cidade de Ponta Grossa. O procedimento ocorreu na Santa Casa de Misericórdia nesta quarta-feira (8). A cirurgia inédita, que pode levar à cura da arritmia cardíaca, foi comandada pelos cardiologistas eletrofisiologistas Ricardo Fernandes Ribeiro Fraiz e Diego Jantsk.

O paciente tinha arritmia causada pela síndrome de Wolff Parkinson White. Nessa síndrome há um feixe elétrico anômalo que conecta átrio e ventrículo do coração, causando crises cardíacas.

“Neste caso tinha um agravante, o feixe era próximo do sistema normal de condução. A técnica mais utilizada é a radiofrequência, que elimina o feixe por calor, mas o risco usando esta técnica seria lesionar o feixe anômalo e o sistema de condução normal, pela proximidade”, explica Ricardo Fraiz.

Para reduzir o risco, há indicação da técnica por ‘Crioablação’. Ela é muito usada nos EUA e
Europa, consistindo na introdução de cateter (resfriado a -72°) pela virilha. Na ponta do cateter há uma pedra de gelo formada por nitrogênio. Ela cauteriza a via acessória até que o sistema perca a capacidade de emitir impulsos elétricos.

“Há mais segurança em eliminar o feixe anômalo e menor risco de lesionar o feixe normal do paciente, tendo mais segurança e podendo levar à cura da arritmia da paciente”, explica o médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.