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Sanepar identifica microcrustáceo invasor na água de Ponta Grossa

Microrganismo foi detectado nessa semana em amostras colhidas em vários pontos da cidade

Foto: Arquivo DC

A Companhia de Saneamento do Paraná informou, na noite de sexta-feira (15), ter identificado a origem do microrganismo que foi notado na rede de água distribuída nas torneiras de Ponta Grossa. Trata-se de uma microcrustáceo, muito parecido com o camarão. A espécie invasora* proliferou na Represa de Alagados, de onde provém 30% da água que abastece o município.

Microcrustáceo

O fato foi noticiado pelo Diário dos Campos e portal dcmais nessa sexta-feira, depois que moradores de diferentes regiões da cidade perceberam pequenos corpos estranhos na água. Na mais recente nota enviada à imprensa, a Sanepar afirma que “como se trata de um microcrustáceo, não causa nenhum risco à saúde. E, ainda, ao passar pelo tratamento à base de cloro na Estação de Tratamento de Água, o microcrustáceo é inertizado”.

Moradores identificaram microrganismos na água das torneiras / Foto: Divulgação

As análises técnicas realizadas pela companhia apontam que a água se mantém no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. A principal suspeita, até o momento, é que a estiagem tenha ocasionado a proliferação do microcrustáceo, e que o período de chuvas agora mais intensas tenha transportado o microrganismo.

“O motivo desta proliferação na barragem de Alagados está sendo investigado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas estima-se que sua incidência, acelerada e em curto espaço de tempo, possa ter relação com a crise hídrica”, acrescentou a Sanepar.

Ações mitigatórias

A companhia lembrou que, tão logo ocorreu a primeira notificação, a Sanepar imediatamente adotou ações operacionais mitigatórias, e a estação ficou paralisada até que fosse identificado o microcrustáceo. Também foram feitas alterações no processo de tratamento com redução de vazão, lavagens dos filtros com maior frequência e coletas de amostras em diversos pontos da cidade. Em todos os pontos identificados, o microrganismo foi eliminado nas descargas da rede.

Contato

Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, é imprescindível informar imediatamente à Sanepar, para que a empresa faça a verificação diretamente no local e as descargas necessárias na rede de distribuição. O cliente pode fazer contato com a empresa pelo 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile.

*Dias depois, especialistas informaram tratar-se de espécies nativas da região, e não invasoras, como inicialmente informado.

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