Menu
em

Sanepar conclui primeira etapa de obras em setembro

A Sanepar deve concluir dentro de, no máximo, dois meses a primeira etapa das obras de ampliação da rede de distribuição de água em Ponta Grossa. Os trabalhos tiveram início no ano passado, e têm o objetivo principal de adequar o abastecimento de água na cidade com o aumento populacional verificado ao longo dos últimos anos.

Nos últimos meses, vêm ocorrendo dezenas de interrupções temporárias no abastecimento em vila de várias regiões da cidade. Apesar do transtorno, a medida se fazia necessária para que, no futuro, não houvesse problemas ainda maiores no sistema. O novo reservatório de água no jardim Los Angeles já está concluído, e deve abastecer as regiões do Los Angeles, Boa Vista, Chapada, Contorno, Nova Rússia e parte da Ronda, Jardim Esplanada e imediações do Centro de Eventos. A reserva de 5 milhões de litros se soma agora ao reservatório de 10 milhões de litros já existente no Jardim Los Angeles.

Agora, a Sanepar trabalha para concluir, em setembro, as obras de ligação do setor Los Angeles. São 39 quilômetros de tubulação entre o Jardim Carvalho e a avenida Souza Naves. Após concluída a instalação, a estrutura irá beneficiar quase 90 mil pessoas com uma maior vazão de água que deve contemplar as regiões do Cristo Rei, Piriquitos, Vila Romana na região norte e oeste da cidade.

Para reduzir a incidência de desabastecimento, a Sanepar está instalando dutos de até 500 milímetros, com a perspectiva de garantir a distribuição adequada de água pelos próximos 30 anos, e já considerando aumentos populacionais. Em alguns trechos entre o Jardim Carvalho e o Los Angeles, dutos de 300 milímetros receberam o reforço de outros de 500 milímetros, possibilitando a distribuição de mais que o dobro da água anteriormente transportada.

 

Obras em Uvaranas

Além das tubulações novas na região norte e oeste de Ponta Grossa, o bairro Uvaranas também está sendo atendido por outra obra. São 22,5 quilômetros de adutoras, válvulas e medidores de vazão instaladas a partir do Jóquei Clube para o restante do bairro, e um novo reservatório de 5 milhões de litros colocado para atender cerca de 120 mil pessoas. Com isso, a cidade passará a contar com 12 reservatórios em quatro Centros de Reservação de Água. As obras na região de Uvaranas, segunda etapa dos trabalhos de ampliação da rede de abastecimento, devem ser concluídas em novembro. Ainda deve ocorrer neste ano o início das obras de reforço na rede de distribuição na região da Maria Otília.

 

Nova etapa de obras em agosto

A Sanepar informa a população de Ponta Grossa, especialmente os comerciantes da região central da cidade, que alguns trechos de ruas terão de ser rompidos para assentar a tubulação de novas redes de água. “É uma interferência momentânea no cotidiano da população para uma, porém a obra para atender a cidade pelos próximos 30 anos. Por isso, contamos com a compreensão de todos”, diz o gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Fabio Leal Oliveira.

Essa mais uma etapa da ampliação do sistema de água do município. As obras começam em agosto. O empreendimento reforçará a estrutura da rede de distribuição e modernizará o setor que atende a região do Centro até o Santa Mônica.

Os serviços serão executados por um prazo de 540 dias, conforme o Edital de Concorrência Pública nº 073/2018. A princípio, na primeira fase de obras, as intervenções não deverão comprometer o abastecimento. Quando iniciarem as etapas de interligação, previstas para o último trimestre deste ano, a população será informada com antecedência pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) e através dos meios de comunicação da cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile