Menu
em

SAMU deixa de preparar corpos de vítimas da covid em Ponta Grossa

Com mudança, SAMU pode se dedicar às ocorrências de rotina

Foto: Arquivo DC

A partir de sexta-feira (1º), Ponta  Grossa irá mudar os trâmites para recolhimento de corpos de pessoas suspeitas ou com contágio confirmado por covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passou a designar as equipes do SAMU para preparação dos corpos, especialmente em casos de falecimento em residência. A partir de agora, esse serviço voltará a ser feito pelas empresas funerárias, como ocorria antes da pandemia.

A informação consta em ofício-circular publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (24). A justificativa está nas estatísticas, “tendo em vista a expressiva redução do número de óbitos causados pela pandemia de covid-19 em nosso município”.

Orientações para preparar corpos

Apesar dessa mudança, a FMS ressalta que caberá às funerárias manter o cumprimento às determinações de proteção individual dos funcionários, do ambiente e demais pessoas “tais como colocação do corpo em embalagem impermeável, à prova de vazamentos e seladas”. Essas determinações estão todas na Nota Orientativa nº 19/2020 da SESA, a qual permanece em vigor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile