Menos de um ano e meio atrás, a população de Ponta Grossa e região ainda aguardava pelo início do serviço aeromédico. Agora, já se tornou rotina ver o helicóptero do Samu cruzando o céu. Na manhã desta quarta-feira (24), a aeronave realizou mais um transporte de paciente. Um homem de aproximadamente 79 anos foi trazido da UPA de Castro para o hospital Bom Jesus.
De acordo com o Samu, ele sofreu um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), uma das situações nas quais o atendimento rápido e especializado costuma fazer a diferença na melhoria do quadro clínico do paciente. Casos clínicos como esse são mais comuns do que os traumas, como os resultantes de acidentes em rodovias, por exemplo.
De acordo com um levantamento realizado pelo município, desde sua implantação – em março de 2018 – até a semana passada, a aeronave do Samu realizou 411 transportes, em 57 municípios das regiões de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba. Isso dá uma média de pelo menos seis transportes por semana, quase um por dia.
Existe a perspectiva de que, com a instalação do Samu Regional, o atendimento deve se tornar ainda mais ágil, já que a triagem dos pacientes deverá ocorrer a partir da central em Ponta Grossa.