Menu
em

Saiba quem quer ser candidato a prefeito de Ponta Grossa?

Ao todo, nove personalidades políticas responderam sobre as eleições municipais (fotos: divulgação)

A equipe de reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais questionou nomes de destaque, apontados pela população e empresariado, sobre uma possível candidatura à Prefeitura de Ponta Grossa nas eleições municipais do ano que vem.

Ao todo, 251 mil eleitores estão aptos a votarem nas eleições municipais de 2024 nas três zonas eleitorais, que são compostas 117 locais. Ponta Grossa tem segundo turno das eleições desde o ano de 2004, quando atingiu o registro de 200 mil votantes.

As eleições municipais irão eleger prefeito e 19 vereadores para a Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Confira o que cada um disse sobre as eleições. As entrevistas foram colocadas em ordem alfabética.

Aliel Machado

Aliel Machado (PV), deputado federal, explica que a decisão dele para se candidatar a prefeito de Ponta Grossa dependerá do grupo político. “Acredito que o mais importante é termos um projeto para a cidade. Será uma decisão do grupo político que iremos discutir esse ano e ano que vem”, comenta.

Machado ainda ressaltou que sabe que o nome dele é um dos mais apontados por já ter sido candidato a prefeito. “Fico honrado e orgulhoso por ser citado pela população. Acredito que temos que debater um grande projeto para a cidade de Ponta Grossa”, conta.

Breve histórico de Aliel Machado

Aliel Machado foi eleito vereador de Ponta Grossa em 2013 e em seguida eleito deputado federal pela primeira vez em 2014. Novamente eleito como deputado em 2018 e 2022. Aliel disputou a Prefeitura de Ponta Grossa em 2016, onde disputou o segundo turno com o então prefeito eleito, Marcelo Rangel.

Elizabeth Schmidt

Elizabeth Schmidt (PSD) revelou como tem respondido sobre quando questionada sobre uma possível reeleição para a Prefeitura de Ponta Grossa. “Nesse momento eu estou pensando mais em governar e trabalhar do que na eleição. A eleição não é assunto do momento para mim”, conta.

A prefeita disse que prefere se concentrar no seu atual mandato e nas ações que deseja realizar pela cidade. “Estou concentrada na gestão inovadora que quero fazer. Ano que vem é um ano difícil e complicado por ser eleitoral, então por agora não tenho como pensar em eleições já que quero focar no trabalho”, explica a atual gestora da Prefeitura de Ponta Grossa.

Breve histórico de Elizabeth Schmidt

Elizabeth Schmidt foi candidata em 2014 pelo cargo de deputada federal. De 2005 a 2012 e depois de 2015 a 2016, ela atuou como secretária municipal em diversas pastas. Em 2016, foi eleita juntamente com o prefeito Marcelo Rangel e assumiu o cargo de vice-prefeita. Em 2018, ganhou o pleito pela disputa da prefeitura de Ponta Grossa.

Julio Kuller

Julio Kuller (MDB) disse que já tem uma decisão tomada sobre as eleições municipais do ano que vem. “Eu tenho a vontade de me reeleger como vereador e vou para esta disputa. Eu quero fazer esse planejamento e me manter na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa”, disse Kuller.

O vereador ainda ressaltou que sabe da importância que o partido dele tem nas eleições, mas que as conversas sobre o pleito ainda não começaram. “O meu partido é um dos maiores do Brasil, mas não temos nada avançado nesse sentido. Sabemos da importância em elegermos vereadores e prefeitos. Então devemos começar a falar disso ano que vem”, conta.

Breve histórico de Julio Kuller

Julio Kuller foi eleito vereador em 2004, 2008, 2012 e 2020. Kuller foi candidato a prefeito de Ponta Grossa em 2016. Já a vaga de deputado estadual ele disputou por duas vezes em 2018 e 2022.

Leandro Soares

Leandro Soares (sem partido) relata como tem pensando na disputa do ano que vem. “Tenho sido procurado por amigos e outras pessoas para montarmos uma chapa com vereadores e eu encabeçando a chapa como prefeito. Isso ainda deverá ser discutido e planejado para vermos a viabilidade”, comenta.

Soares ressalta que tem atuado na área administrativa e da educação e com isso consegue contribuir para projetos políticos da cidade. “Tenho um repertório grande para contribuir e também conheço as demandas da população”, explica.

Breve histórico de Leandro Soares

Leandro Soares foi candidato a prefeito de Ponta Grossa em 2016. Já em 2018 ele foi candidato a vaga de deputado estadual e em 2020 disputou uma vaga para a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.

Mabel Canto

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) afirmou que considera se candidatar para a Prefeitura de Ponta Grossa. “É uma possibilidade real. Neste momento, meu partido e grupo político me colocam como pré-candidata, até diante das pesquisas e levantamentos que apontam que estou em primeiro lugar”, comenta.

Mabel ainda reitera que a decisão definitiva será tomada somente no ano que vem. “Evidentemente, que a decisão só será tomada próximo ao pleito, mas converso com várias lideranças e partidos que manifestam apoio à minha candidatura. A população quando conversa comigo, me pede para ser candidatar, até com um sentimento de esperança”, explica.

Breve histórico de Mabel Canto

Mabel Canto é advogada, radialista, e foi eleita como deputada estadual em 2018 e depois em 2022 novamente pelo mesmo cargo. Mabel disputou as eleições municipais de Ponta Grossa e acabou perdendo no segundo turno para a atual prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt.

Marcelo Rangel

O atual secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital e deputado estadual, Marcelo Rangel (PSD), afirmou que se coloca à disposição para a candidatura de prefeito de Ponta Grossa, caso o grupo político e a prefeita Elizabeth Schmidt aprovem a decisão.

“Se for a vontade do grupo e da vontade da prefeita Elizabeth, eu estarei à disposição para me candidatar a prefeito. Mas no momento eu me sinto representado por ela”, declarou Rangel.

O secretário também falou que tem acompanhado o crescimento da cidade de Ponta Grossa através do trabalho do governo municipal.

Breve histórico de Marcelo Rangel

Marcelo Rangel é empresário, radialista, e foi eleito deputado estadual do Paraná em 2006, 2010 e 2022. Como prefeito ele ganhou as eleições municipais em 2012 e foi reeleito em 2016. Atualmente, Rangel atua como secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Marcio Pauliki

O empresário Marcio Pauliki (PP) revelou que não será candidato a prefeito de Ponta Grossa no ano que vem. “Não há chances de ser candidato em 2024. Mas sei através de pesquisas do quanto posso influenciar e contribuir com o plano de governo e ações do futuro governante de nossa cidade e com certeza estarei apoiando diretamente seus propósitos”, comenta.

Pauliki ainda conta que fica feliz de ser lembrado pela população. “Entendo que esta política de resultados concretos fez com que a comunidade sempre lembre de meu nome para futuras candidaturas. O fato de nunca ter encarado a atividade político partidária como profissão e ter trazido tantas conquistas para nossa cidade me deixa realizado e muito feliz”, encerra.

Breve histórico de Marcio Pauliki

Márcio Pauliki foi eleito como deputado estadual em 2014. O empresário também foi candidato a prefeito de Ponta Grossa nos anos de 2012 e 2020. Em 2018, Pauliki tentou a eleição para deputado federal e ficou como suplente.

Plauto Miró

Plauto Miró Guimarães Filho (União Brasil), ex-deputado estadual, revelou que pretende sair candidato a prefeito de Ponta Grossa em 2024. “Tenho sido procurado por grupos políticos e por pessoas que já conhecem o meu trabalho. Eu sempre tive e tenho vontade de administrar a cidade”, comenta.

Miró ainda destaca que deve se alinhar a um grupo político de centro-direita para discutir os detalhes das eleições municipais. “Vamos ver como funcionará as possíveis alianças, mas é uma possibilidade real que existe da minha candidatura”, revela.

Breve histórico de Plauto Miró

Plauto Miró é empresário, administrador público, e foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1990. O deputado ficou até 2022 na Assembleia Legislativa do Paraná, quando não conseguiu a reeleição.

Sérgio Gadini

O professor universitário Sérgio Gadini (PSOL) explica que o partido já tem três nomes como pré-candidatos à prefeitura. “Temos, neste momento, ao menos três filiados que colocaram o nome à disposição para representar o Partido na disputa: Renata Iurk, o advogado Leandro Dias e eu. Talvez, logo tenhamos inclusive outros nomes”, comenta.

Gadini ainda destaca que a escolha de candidaturas para prefeitura e vereadores será feita a partir de debate democrático. “Assim, além de pautar os problemas de gestão pública que precisam de alternativas políticas, na eleição de 2024 em PG, o objetivo é eleger vereadores/vereadores que mantenham compromissos em defesa dos direitos da maioria da população”, finaliza.

Breve histórico de Sérgio Gadini

Sérgio Gadini é professor universitário há mais de 15 anos na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi candidato a prefeito de Ponta Grossa nas eleições de 2016 e 2020.

Leia mais: Confira quem vai ‘comandar’ a Câmara de PG até as próximas eleições

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile