Menu
em

Saiba os prováveis adversários do Operário na Copa do Brasil 2022

lance de Tomás Bastos na partida entre Operário e América Mineiro pela Copa do Brasil 2020

Em 2020, Operário pegou o América Mineiro na segunda fase da Copa do Brasil. Foto: Arquivo OFEC/José Tramontin

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai divulgar ao final da temporada 2021, na segunda quinzena deste mês, a atualização do Ranking Nacional de Clubes. No entanto já é possível saber a colocação do Operário Ferroviário, que terminou a Série B do Campeonato Brasileiro na 12ª colocação. O Fantasma vai subir nove posições e vai alcançar o 34° lugar, somando 3.914 pontos. Será a melhor posição do clube na série histórica. Com a atualização também é possível saber quais os prováveis adversários do Operário na Copa do Brasil 2022.

Entre os paranaenses, o Operário se estabelece como a quarta força do estado no Ranking Nacional de Clubes. O Atlhetico tende a aparecer entre os cinco primeiros do país, o Coritiba deve ficar em 26° e o Paraná Clube em 33°. O Tricolor vai ficar cerca de 150 pontos à frente do Fantasma neste ano, mas ao final de 2022 será ultrapassado pelo Operário.

Na briga do interior, o alvinegro deixa para trás o Londrina. O Tubarão vai aparecer em 39° na atualização da CBF, somando 3.673 pontos.

O Ranking Nacional só considera o desempenho dos clubes nas últimas cinco temporadas. Ou seja, a atualização que será divulgada pela Confederação Brasileira neste mês vai contemplar para o Operário a Série D 2017, a Série C 2018, a Série B 2019, a Copa do Brasil 2020, a Série B 2020, a Copa do Brasil 2021 e a Série B 2021. Será excluído da pontuação o desempenho do Fantasma na Copa do Brasil 2016 por conta do tempo expirado.

O peso da pontuação no ranking diminui quanto mais antiga é a campanha. Assim, as campanhas da Copa do Brasil 2021 e da Série B 2021 são multiplicadas por cinco; já a Série D 2017 tem ‘peso um’.

Copa do Brasil 2022

Mesmo subindo nove posições no Ranking de Clubes, o Operário Ferroviário vai permanecer no ‘Pote C’ da Copa do Brasil 2022. Diante desta definição é possível esboçar quem o Fantasma vai enfrentar na primeira fase da competição nacional no ano que vem.

Os clubes do ‘Pote C’ pegam na estreia as equipes do ‘Pote G’. Atualmente o ‘G’ seria composto por Operário (MT), Ceilândia (DF), Real Noroeste (ES), Lagarto (SE), Trem (AP), Maricá (RJ), Pouso Alegre (MG), Azuriz (PR), Icasa (CE) e Grêmio Anápolis (GO).

Esta configuração ainda deve passar por pequenas mudanças, pois neste mês a Copa do Brasil vai conhecer seus últimos classificados. É possível que Azuriz, Icasa e Grêmio Anápolis caiam para o ‘Pote H’, dando lugar a outro trio no ‘G’.

O que não muda é o fato de que o Operário vai jogar a primeira fase, em partida única, fora de casa. Há possibilidade de viagens para Mato Grosso, Amapá ou Sergipe. Por outro lado existem destinos mais próximos como Minas Gerais e Rio de Janeiro. A abertura da Copa do Brasil está prevista para 23 de fevereiro. A decisão será em outubro.

Nas duas últimas temporadas o alvinegro viajou a Barbalha (CE) e a São Mateus do Maranhão (MA). Em ambas levou a melhor sobre os adversários e avançou para a segunda fase. Em 2021 a simples participação na primeira fase da competição deu aos clubes R$ 560 mil em premiação.

Possíveis rivais do OFEC na 1ª fase da Copa do Brasil

Pote G

Operário (MT)
Ceilândia (DF)
Real Noroeste (ES)
Lagarto (SE)
Trem (AP)

Maricá (RJ)
Pouso Alegre (MG)
Azuriz (PR)
Icasa (CE)
Grêmio Anápolis (GO)

* Pote pode passar por pequenas mudanças até a oficialização da CBF.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile