em

Saiba o real significado dos quadrados coloridos nas embalagens longa vida

Os quadrados coloridos presentes na parte de baixo de embalagens são apenas um teste de impressão (Foto: divulgação/Tetra Pak)

Há anos, circula pela internet o boato de que os quadrados coloridos na embalagem do leite indicam que o produto passou da validade, estragou e voltou para a fábrica, onde foi reprocessado e elementos químicos foram adicionados à sua composição para que ele pudesse voltar às prateleiras.

Porém, essa história não passa de fake news: os quadrados coloridos presentes na parte de baixo de embalagens são apenas um teste de impressão, assim como os números ou pontos coloridos também encontrados em algumas caixinhas.

Tetra Pak explica

A primeira informação importante para combater esse mito é saber que o reprocessamento térmico do leite usado para consumo humano é proibido pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem (Riispoa).

 Salvador Marino, diretor industrial das fábricas da Tetra Pak de Monte Mor (SP) e Ponta Grossa, explica que “diferente do que as fakes news espalham pela internet, o reprocessamento do leite não acontece e é absolutamente proibido por lei! As barrinhas coloridas indicam, apenas, o teste de impressão das embalagens, algo muito comum na indústria gráfica e de embalagens, e que existe para garantir que a identidade visual do produto a ser envasado e a sua marca estejam de acordo com o esperado pelo nosso cliente, fabricante do alimento”.

Mas, afinal, para que servem as barras coloridas?

A presença dos quadrados coloridos nas embalagens cartonadas se explica pelo processo de produção das caixinhas. Tudo começa nas fábricas da Tetra Pak, em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa. Todos os detalhes na caixa ajudam a criar a identidade visual dos rótulos e produtos, por isso, é muito importante que cada particularidade esteja adequada. 

Cada cor que pode ser vista na embalagem é produzida a partir de uma mistura de pigmentos e os quadrados indicam quais tintas, todas a base de água, já foram utilizadas. Dessa forma, os especialistas podem acompanhar o processo em tempo real e, caso essas marcações saiam do padrão esperado, é possível corrigir o erro rapidamente, evitando assim, desperdício de matéria-prima e tempo de produção. No mesmo papel, são impressas diversas fileiras de futuras embalagens e esses testes são feitos em fileiras alternadas – por isso nem todas as caixinhas apresentam o teste.

Depois, são adicionadas as camadas de polietileno e alumínio, que garantem a proteção dos alimentos. Então, as fileiras impressas são cortadas e separadas, formando as bobinas. Elas são colocadas em paletes e enviadas aos clientes da Tetra Pak para que eles possam usá-las para embalar seus produtos. Somente ao chegar às respectivas fábricas alimentícias é que os produtos – não apenas as caixinhas de leites apresentam esses testes, eles também são feitos em embalagens de bebidas lácteas achocolatas e leites condensados, por exemplo – são envasados. Ou seja, os quadrados coloridos já estão na embalagem mesmo antes de acondicionar seus respectivos alimentos. 

Leia mais: Deppen abre processo seletivo com salários de até R$ 9,7 mil

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.