em

Saiba o que muda no atendimento médico de crianças em Ponta Grossa

Pronto-Atendimento Infantil volta à UPA na quarta-feira e Humai passa a atender casos encaminhados por UBS e SAMU

Xavier, Zanetti e Manjabosco, em entrevista coletiva (Foto: José Aldinan)

A Prefeitura está alterando o atendimento médico de crianças em Ponta Grossa. A partir da próxima quarta-feira (30), o Hospital Materno Infantil (Humai-UEPG), antigo Hospital da Criança de Ponta Grossa, deixará de ter atendimento médico porta aberta.

Significa que crianças que necessitarem de atendimento médico de urgência e emergência deverão ser levados pelos pais ou responsáveis para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou para a UPA Santa Paula.

Os detalhes da mudança foram apresentados em entrevista coletiva, diante do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), na tarde de ontem. Conforme explicado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Rodrigo Manjabosco, não significa que o atendimento deixa de existir, mas que ele é melhor qualificado no Humai.

Atendimento médico de crianças em Ponta Grossa

Atualmente, o Humai conta com médicos de nove especialidades, e os atendimentos passam a ocorrer somente mediante transferência, a partir da atenção primária.

O chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, lembrou  que a decisão tem caráter de novidade, mas está dentro daquilo que já era preconizado na Saúde, no que se refere a atendimento médico de crianças em Ponta Grossa. “Cerca de 85% dos casos envolvendo pacientes crianças podem ser resolvidos na UBS próxima de casa”.

Nesse sentido, o hospital não deve ser o local para onde pacientes devem ir, sem passar pela atenção primária antes. Os encaminhamentos ao Humai ocorrerão somente pelo SAMU ou através da Central de Regulação do Estado.

A alteração havia sido antecipada pelo Diário dos Campos e portal dcmais há exatamente um mês. No entanto, ainda não havia certeza sobre a data de transferência, o que só foi informado nesta semana, depois que o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, assinou em cartório a transferência definitiva do Humai ao HU.

UEPG detalha transferência do pronto-atendimento do Humai

Posted by Diário Dos Campos on Friday, September 24, 2021
Confira a entrevista coletiva detalhando as mudanças

Regiões atendidas

O presidente da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco, afirma que o desafio agora é esclarecer a população sobre a função de cada unidade de atendimento à saúde no município. Antes da pandemia de covid-19, Hospital da Criança e UPA faziam o atendimento direto dos pacientes. Com a mudança, a população precisará se adequar.

Manjabosco explica que a demanda poderá ser atendida adequadamente, mas que é preciso seguir o s trâmites certos. “Nos últimos dias, tivemos cerca de 100 atendimento porta aberta no Ponto-Atendimento Infantil (PAI) do Humai. Desses, 30 são da região [no entorno do hospital]. Dos outros 70, 35% são de  baixa complexidade e poderiam ser atendidos em outro local”, disse.

O que muda?

O diretor-técnico do HU-UEPG, Ricardo Zanetti, explicou que, mantendo o pronto-atendimento infantil porta aberta somente na UPA Santa Paula, o Humai atenderá melhor três regiões. Irati, Telêmaco Borba e Ponta Grossa são o foco principal, mas o hospital dará suporte a 28 municípios, e uma população estimada em 1,2 milhão.

“Com isso, teremos um atendimento mais qualificado à crianças. O Humai já tem nove especialidade médicas pediátricas em funcionamento, e o ajuste vai diminuir o número daqueles pacientes que precisam ir a Curitiba ou a outra cidade para terem atendimento”, informou.

O Humai também deverá fortalecer seu objetivo de formação profissional, por meio de residência, como já ocorreu no HU. Segundo a FMS, o atendimento médico de crianças em Ponta Grossa já possui uma demanda alta por pediatras e obstetras, e o Humai poderá ser útil na formação desses novos especialistas.

Saiba para onde levar seu filho

Se seu filho tem até 12 anos de idade (11 anos, 11 meses e 29 dias), o Humai (antigo Hospital da Criança) não é mais um destino em casos de urgência e emergência. As crianças devem ser levadas até a UBS mais próxima ou até a UPA Santa Paula. Entende na forma de exemplos, como se dará o atendimento médico de crianças em Ponta Grossa:

UBS – Crianças com febre até 38ºC e dor abdominal devem ser levadas à UBS mais próxima. No local, o médico avalia e, se for algo que inspire maiores cuidados, como uma apendicite, realiza o encaminhamento a unidade hospitalar. O mesmo serve para  um pequeno corte, uma dor de cabeça, enjoo, diarreia leve, pressão alta, check ups e consultas de rotina. O atendimento nas UBS é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

UPA Santa Paula – Os casos que inspirem cuidados médicos de urgência e emergência (mais graves) devem ser levados ao Pronto-Atendimento Infantil da UPA Santa Paula, e também quando ocorrerem fora do horário de atendimento das UBS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.