em

Saiba o perfil do 1° contaminado pela varíola dos macacos em PG

Foto: Susana Vera

Assim como a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), a Fundação Municipal de Saúde oficializou o primeiro caso de monkeypox (varíola dos macacos) em Ponta Grossa. A pedido da reportagem do DCmais, o Município repassou informações básicas do paciente.

De acordo com a Fundação, trata-se de um homem, de 35 anos, com relato de viagem recente.

O perfil do primeiro contaminado pela varíola dos macacos em PG é similar ao da maioria dos pacientes paranaenses que positivaram para a doença. No estado, dos 215 casos confirmados, 204 ocorreram em homens. A faixa etária mais atingida no Paraná, com mais de 85 casos, está entre aqueles com idades entre 30 e 39 anos.

A doença

A Monkeypox ou “varíola dos macacos”, como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Saiba mais:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.