em

Saiba como irá funcionar as novas formas de pagamento da tarifa do ônibus em PG

A passagem custará o mesmo valor de R$ 4,00 (foto: José Aldinan)

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou na manhã desta sexta-feira (29) as novas formas de pagamento da tarifa do transporte coletivo. O governo municipal fez uma parceria com o Banco do Brasil.

A nova tecnologia ainda está em fase de testes e será colocada, neste início, nas linhas da UTFPR e do bairro Santa Terezinha, a partir de segunda-feira (2). Os ônibus destas linhas terão um equipamento especial onde os usuários podem passar os cartões de crédito e débito por aproximação.

A passagem custará o mesmo valor de R$ 4,00. Para quem deseja passar a tarifa pelo sistema PIX, terá que instalar o aplicativo Spid, que é uma parceria com o Banco do Brasil. O usuário não precisa ser cliente do banco para ter acesso ao sistema, somente terá que fazer um cadastro e carregar um crédito PIX para ser utilizado no ônibus.

O método convencional de pagamento da tarifa, com dinheiro e cartão transporte, continua valendo normalmente em todas as linhas.

Ampliação da tecnologia

O chefe da divisão do transporte público de Ponta Grossa, Diego Felipe Vaz, ressaltou que após os primeiros testes, o governo municipal irá avaliar a expansão da instalação da tecnologia em mais linhas de ônibus.

Menos circulação de dinheiro

O secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luis Henrique Honesko, explicou que as novas formas de pagamento levam mais tecnologia para os usuários. “Faz com que nosso sistema seja mais dinâmico e rápido para a população. Além disso, é um sistema transparente e diminui a circulação de dinheiro físico no transporte coletivo”, comenta.

Incentivo a tecnologia

O representante do Banco do Brasil, Marcio Chiumento, ressaltou que esse é um projeto piloto do banco em parceria com a cidade de Ponta Grossa. “Estamos cada vez mais incentivando o uso da tecnologia para ser utilizada em diversas áreas. Inicialmente serão feitos seis meses de testes aqui na cidade. E com isso poderemos avaliar de expandir a parceria para outros locais”, explica.

Inovação

A VCG informou que a empresa está sempre conectada e em busca de novas tecnologias. “E fazer parte deste movimento é muito importante para promover a mobilidade e deixar o transporte coletivo mais atrativo e acessível, com diferentes modais de pagamento”, explica a direção da empresa.

Leia mais: Live: Prefeitura de PG anuncia novas formas de pagamento da tarifa do ônibus

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.