Menu
em

Saiba como fazer o fogo da churrasqueira da forma correta

Foto: Divulgação

Não vamos falar do preço da carne. Vamos apenas dizer que o brasileiro gosta de churrasco (veja infográfico ao final desta matéria), e que o final de semana é um período aguardado com ansiedade. Mas, para que a tarefa de servir churrasco à família ou aos amigos não se transforme em transtorno, é preciso tomar alguns cuidados. O capitão do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa (PR), Renan Augusto Bortolassi de Oliveira, trouxe algumas orientações, a pedido do Diário dos Campos e portal dcmais, que esclarecem como fazer o fogo da churrasqueira da forma correta. Veja 5 dicas úteis e que tornam a prática segura:

Como fazer o fogo da churrasqueira:

1 – Prepare o material para combustão

Existem diferentes formas e critérios para iniciar o fogo, dependendo da quantidade e tipo de carne, modelo de churrasqueira etc. Como regra, pense que você inicialmente deverá concentrar o fogo no centro da churrasqueira. Uma boa forma de fazer isso é colocar uma boa quantidade de carvão ou madeira. Em seguida, faça uma espécie de funil ou copo em papel (jornal ou guardanapo), crie um espaço no centro do carvão, e instale esse funil.

2 – Use algo para manter o fogo

Normalmente, quando aumenta a temperatura, as chamas se espalham. Até lá, você precisa manter o fogo vivo. Uma forma de fazer isso é com acendedores. Eles são vendidos em forma de barras, tabletes ou bastões, e há outros que são elétricos. No entanto, se você optou pelo funil de papel mencionado aqui na dica 1, pode não ser necessário comprar algo específico. Umedeça o papel do funil com óleo de cozinha. Ele deve fazer com que o papel queime mais lentamente, enquanto a madeira ou o carvão em volta recebem as primeiras chamas.

3 – Não use álcool

Já umedeceu o funil de papel com óleo? Um fósforo aceso deve bastar para iniciar o fogo. O acendedor pode fazer o mesmo trabalho. Se houver necessidade, acrescente madeira ou carvão durante o processo. Mas evite ao máximo usar álcool.

O capitão do 2º Grupamento de Bombeiros, em Ponta Grossa (PR), explica que esse é o maior risco que a pessoa pode correr. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos.  “O álcool etanol jamais deve ser utilizado para iniciar combustão em churrasqueira. O álcool líquido deveria ser usado só como higienizante e o álcool em gel tem características que podem deixar a chama invisível a olho nu, trazendo riscos à pessoa”, explica.

4 – Por que não álcool 70%?

O álcool 70% possui uma quantidade alta de água na sua composição. Esse é um dos principais motivos de ele não apresentar uma boa eficiência no acendimento da churrasqueira, explica o capitão Bortolassi. O químico da AP Winner em Ponta Grossa, Fabiano dos Santos, dá algumas explicações adicionais. “Aqui na fábrica produzimos centenas de milhares de unidades de álcool em gel e aerossol com concentração de 70% para atuar como desinfectante. Não é recomendado o uso de álcool gel 70% para acender churrasqueira, muito menos álcool 70% em aerossol, que possui gás inflamável em sua composição”, diz .

5 – Se insistir no álcool

Apesar de toda essa orientação, muitos ainda optam pelo uso do álcool para acelerar as chamas. Nesse caso, o capitão Bortolassi acrescenta: “Nunca jogue álcool líquido sobre chamas ou brasas. O produto pode explodir e provocar queimaduras graves ou até fatais. Se for lançar o produto, mantenha uma distância de segurança”. Muitos, ao lançar o álcool com uma das mãos, ainda mantêm o frasco cheio na outra. O risco de uma explosão é enorme, podendo gerar queimaduras gravíssimas e a morte. “Por isso insistimos na orientação de que jamais deve-se utilizar álcool ou qualquer outro líquido combustível inflamável para esta finalidade.”

Em caso de queimadura:

– Lave abundantemente o local com água limpa corrente e proteja a parte queimada com papel laminado ou pano úmido;

– Não passe nenhum produto sobre a queimadura como: creme dental, manteiga, borra de café etc;

– Retire anéis, pulseiras e outros adereços, caso a queimadura seja nos membros superiores;

Proteja a área queimada com um pano limpo;

Ligue para o serviço de emergência de sua localidade através do telefone 193 e transmita corretamente as informações sobre a  situação da vítima: se está consciente, se há bolhas, endereço correto, etc.

– Não alimente o paciente antes da chegada de socorro médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile