Menu
em

Rua Santos Dumont reúne histórias de fé e de fatos

Lidia Hoffman Chaves preserva um dos imóveis históricos da rua: a Casa do Divino / Foto: José Aldinan

Um dos nomes mais importantes da história brasileira também dá nome a uma das ruas mais tradicionais de Ponta Grossa. A Rua Santos Dumont, em Ponta Grossa está localizada no Centro da cidade, e é referência pela localização e por reunir diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, além de residências.

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa já tombou alguns imóveis no endereço, incluindo a antiga sede do Jornal Diário dos Campos (atual loja Casa China); Casa Amarela; Escola Profissional Tiburcio Cavalcanti; Sociedade Espírita Francisco de Assis, Foto Carlos e Casa do Divino.

A Casa do Divino é um dos imóveis mais antigos e que permanece preservado na Rua Santos Dumont. O local foi construído em 1882 e é patrimônio histórico da cidade. Lídia Hoffman Chaves mora no local desde 1996.

“Essa casa aqui já pertenceu a quatro gerações da família do meu marido. Sinto orgulho em morar aqui e preservar um pedaço da nossa história”, conta. O endereço do imóvel está repleto de histórias e tradições religiosas, em meio à narrativa da descoberta da imagem do Divino Espírito Santo em rio dos Campos Gerais, há 126 anos.

Lídia comenta que viu muitos moradores da rua irem embora por conta da modernização da cidade. “As casas foram derrubadas e ficaram os comércios. Não temos mais aqueles imóveis antigos com os moradores”, lamenta.

Santos Dumont em Ponta Grossa

O pai da aviação, Santos Dumont, visitou a cidade de Ponta Grossa em maio de 1916, onde já existia uma rua nomeada em sua homenagem. Porém, a rua que recebeu seu nome havia sido alterada de lugar e essa informação não havia sido divulgada para as pessoas que acompanhavam Dumont na visita ao município.

Foi aí que começou uma correria para trocarem novamente as placas com os nomes das ruas de lugar. No final deu tudo certo e Santos Dumont conheceu a rua que tinha seu nome e com a placa colocada novamente no lugar. O relato consta no livro ‘Santos Dumont Veio a Ponta Grossa’ (Fabio Maya, 2016).

Atualmente, há outras homenagens ao aviador. O Edifício Santos Dumont fica na rua de mesmo nome, tendo duas torres com os nomes de aeronaves projetadas pelo inventor.

Nossa Rua’

Essa reportagem integra a série ‘Nossa Rua’, através da qual o jornal Diário dos Campos e portal DCmais conta uma pouco da história dos endereços de Ponta Grossa, nas comemorações de 200 anos da cidade.

Leia mais: ‘Nossa Rua’: Quem foi Dom Geraldo Pellanda?

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile