em

Rotary garante parcerias para projetos humanitários e sociais

O desenvolvimento de projetos sociais, com a ajuda de parceiros, é uma das frentes do Rotary Club. A entidade está presente no mundo todo, em especificamente 200 países, com mais de um milhão de rotarianos. Através do projeto Subsídios Globais, o clube atua em prol da sociedade com programas na área da saúde, meio ambiente, educação, qualificação, entre outros.

A cidade de Ponta Grossa está inserida no Distrito 4730 que atende 88 clubes localizados na região dos Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba. O município também conta com clubes de Rotary e a população é sempre beneficiada com as ações desenvolvidas.

Uma delas, considerada a maior da América do Sul, é o projeto 'Saúde da Mulher', de iniciativa do Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada, que atenderá cerca de mil mulheres da região que sofrem de incontinência urinária e que aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a cirurgia.

A ação foi desenvolvida graças a união e parceria com outros clubes de Rotary que também abraçaram a causa. Juntos, os rotarianos conseguiram arrecadar R$ 600 mil que possibilitaram a compra de telas Sling. O acessório, que não é fornecido pelo SUS, é uma fita de material sintético, implantada abaixo da uretra com objetivo de aumentar a resistência uretral e reduzir a perda da urina.

A arrecadação da verba iniciou com uma doação do Ministério Público Federal (MPF) para o Rotary Lagoa Dourada, destinada a projetos sociais, há cerca de um ano. Na época, o então presidente do Rotary, José Eli Salamacha, reuniu-se com a direção do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais para saber as principais necessidades de saúde da região.

"Soubemos que haviam 800 mulheres na fila de espera pela cirurgia de incontinência urinária e então desenvolvemos este projeto. Através da parceria com o Rotary Club Puerto Iguazu Cataratas, da Argentina, conseguimos receber mais 35 mil dólares. E pela Fundação Rotária recebemos ainda o dobro desse valor, totalizando 175 mil dólares (R$ 600 mil)", explicou Salamcha, que hoje atua como coordenador do projeto.

Segundo Salamacha, o projeto está alinhado à área de enfoque do Rotary que é a prevenção e tratamento de doenças, destinado a pessoas que recebem atendimentos pelo SUS. "É um projeto de alcance social inestimável, pois traz novamente a autoestima para as mulheres que não saiam de casa, por vergonha", destacou Salamacha.

Sociais

Além das ações voltadas à Saúde, o Rotaru Clube Lagoa Dourada também atua com o projeto 'Expresso Mundo Melhor', em parceria com o Instituto Mundo Melhor. O programa conta com um ônibus equipado para a inclusão digital, oferecendo ainda cursos de qualificação. Cerca de 18 mil pessoas já foram beneficiadas.

José Eli Salamacha destaca importância do projeto 'Saúde da Mulher' (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.