em

‘Rollerzeiros’ querem pista de patinação em Ponta Grossa

Grupo patina em diferentes locais de Ponta Grossa. Foto: Arquivo Pessoal

Não é raro ir ao Parque do Lago de Olarias, em Ponta Grossa, e se deparar com pessoas passeando ou treinando sobre patins. Parte deles faz parte de um grupo: os ‘Rollerzeiros de Ponta’. São parceiros que encontraram na atividade esportiva e de lazer algo em comum. Alguns deles também fazem uso de pista no Núcleo Rio Verde, Bairro Neves. Mas o grupo é composto por pessoas de diferentes bairros e faixas etárias, e que agora quer tornar a modalidade da patinação formalizada e com estrutura adequada em PG.

Rollerzeiros

“Teremos um competidor esse ano, mas estamos pensando já para o próximo ano colocarmos mais alguns atletas na modalidade de Inline Downhill”, conta Ronis Gonçalves Vieira, que faz parte do grupo de patinadores.

O único representante dos ‘Rollerzeiros de Ponta’ em 2022 é Alex Monteiro Vedan. Às vésperas de completar 50 anos, o patinador vai estar junto à Equipe Rollerhill na Estrada da Graciosa. A tradicional descida do Paraná recebe o Downhill Graciosa de Patins Inline. A competição está programada para este fim de semana, dias 16 e 17 de julho.

Alex vai representar o grupo que conta com 67 componentes e mais de 1,5 mil seguidores nas redes sociais. No conjunto de patinadores ponta-grossenses, há famílias que se unem na atividade. São integrantes que vão dos 5 aos 58 anos de idade.

“A patinação não tem idade”, crava Alex, que gostaria de ver em Ponta Grossa uma pista própria para patinação e apoio das autoridades para a prática em via pública.

Alex Vedan vai representar o grupo em 2022. Foto: Divulgação

Formalização

Apesar de envolver lazer, o projeto dos ‘Rollerzeiros de Ponta’ é bastante sério. O grupo quer se formalizar e criar uma associação. Segundo a professora e administradora, Fernanda Geron, o processo já está em prática.

“Assim teremos oportunidade de formalizar nossa situação, firmar parcerias e nos federarmos às federações de patinadores, pois geralmente competições exigem que o atleta seja filiado à associação, escola e também federação”, explica.

O objetivo é alavancar parcerias que permitam patrocínio de empresas e, por consequência, a ida de mais patinadores de Ponta Grossa a competições estaduais e nacionais. Seria um passo a mais da modalidade dentro de PG.

Estrutura

Além do Lago de Olarias, onde há as modalidades de recreação e fitness, os ponta-grossenses treinam patinação em ruas ao redor do lago, aproveitando as descidas íngremes para atingir altas velocidades. Nessa prática consiste o Downhill. Por isso há a importância de apoio das autoridades para aliar o esporte às vias públicas.

“Os praticantes de Dowhill sempre estão descendo ladeiras na cidade e também no Distrito de Itaiacoca-Biscaia. Sempre com a equipe completa, com apoio, sinalização e comunicação, para garantir a integridade dos patinadores”, enfatiza Fernanda.

‘Rollerzeiros’ em Distrito de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

Outras pistas em PG

Também há patinação ‘Street’ nas pistas ao lado da Arena Multiuso e no Rio Verde, apesar de não serem projetadas para a modalidade; modalidade ‘Urban’ em longas distâncias por via pública; e no Ginásio Oscar Pereira, onde a Secretaria de Esportes separa dias específicos aos patinadores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.