Menu
em

Rodrigo Manjabosco não é mais presidente da Fundação de Saúde

Prefeita Elizabeth Schmidt anunciou a saída de Manjabosco, que estava à frente da Saúde desde 2019

Foto: Arquivo DCMAIS

“A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou, nesta quarta-feira (27), que o médico Rodrigo Manjabosco não responde mais pela presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo a chefe do Executivo, o nome do novo presidente será anunciado em breve. A mudança de comando na Saúde, segundo a prefeita, se dá pela necessidade de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde”.

Rodrigo Manjabosco

Com essa breve nota, o Município informou a saída de Rodrigo Daniel Manjabosco do cargo. O profissional atua no município desde 2011 como médico, e ocupou o cargo de secretário adjunto da FMS a partir de 2019, ao lado da então secretária municipal Ângela Pompeu. Em 2020, foi conduzido para a coordenação da Fundação. O início de sua gestão praticamente coincidiu com a chegada da pandemia de covid-19, ocasião em que Manjabosco se tornou espécie de porta-voz para explicar à população quais eram os principais cuidados em relação à prevenção contra a nova doença.

Tensão

Sua saída, no entanto, ocorre em um momento considerado tenso para a saúde pública de Ponta Grossa. O Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi está com as portas fechadas devido à necessidade de reforma. O antigo Hospital da Criança, atual HUMAI-UEPG, deixou de ser porta-aberta no final do ano passado e, apesar do anúncio, ainda não reabriu para atendimento direto ao público.

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde enfrenta reclamações sobre demora no agendamento de consultas, e o número de médicos é menor do que nos anos anteriores, diante do término de contratos do programa federal Mais Médicos e redução nas vagas previstas para o novo programa Médicos Pelo Brasil.

Sem presidente

Ainda não está claro se a saída de Manjabosco ocorreu a partir de decisão dele ou da prefeita. Mas o fato de não haver ainda um substituto a ser anunciado sugere que a decisão foi repentina ou acelerada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile