Menu
em

Rivais recentes, Operário e Cuiabá medem forças em Vila Oficinas

Equipes se enfrentam pela 7ª vez em pouco mais de dois anos

No ano passado, Fantasma venceu o Dourado em Vila Oficinas. Foto: José Tramontin/OFEC

Operário e Cuiabá abrem nesta terça (22), a partir das 20h, a 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto no Germano Krüger, em Ponta Grossa, coloca o Fantasma frente a frente com o principal rival das duas últimas temporadas e atual líder da competição nacional, com 21 pontos.

Apesar de estar longe de ser um clássico regional, Operário e Cuiabá proporcionaram encontros históricos, especialmente em 2018, quando os dois clubes estavam na Série C do Brasileiro. Naquele ano foram quatro duelos. Dois terminaram empatados, um o time do Mato Grosso venceu por 4 a 0 e outro o Fantasma fez 1 a 0, na Arena Pantanal, e ergueu o ‘caneco’ da terceira divisão na casa do adversário.

Inclusive, no primeiro jogo daquela decisão, jogadores das duas equipes terminaram a partida trocando socos, chutes e empurrões, o que esquentou a rivalidade. Em 2019, pela Série B, os ânimos estiveram mais calmos, mas o equilíbrio do retrospecto persistiu. Na Arena Pantanal, os donos da casa venceram por 2 a 1. Em Ponta Grossa, o alvinegro respondeu com o mesmo placar.

O sétimo embate em pouco mais de dois anos pode significar o ‘tira-teima’ e também um passo fundamental dentro da Série B 2020. Líder, o Cuiabá tem a oportunidade de disparar como primeiro colocado. O time comandado por Marcelo Chamusca pode alcançar os 24 pontos em 11 jogos, superando os 70% de aproveitamento.

Do outro lado, o Operário não quer saber de vacilar dentro de casa assim como aconteceu diante do Guarani. “Precisamos retomar a nossa sequência boa dentro do Germano e vamos fazer de tudo para que isso aconteça”, frisa o técnico Gerson Gusmão.

Em compensação, o time vem embalado por uma vitória e um empate em dois compromissos seguidos longe de Vila Oficinas. A equipe aparece no sexto lugar com 16 pontos e uma vitória nesta terça recoloca o Fantasma provisoriamente entre os quatro melhores.

“O Cuiabá é adversário direto. Precisamos buscar o resultado positivo para estarmos sempre perto das primeiras posições. O Cuiabá joga muito bem fora de casa e tem uma transição muito rápida quando recupera a bola É jogo duro e que precisamos estudar para não ficarmos expostos”, avalia o treinador alvinegro.

Equipe com dúvidas

O Operário pode entrar em campo com um time modificado na 11ª rodada. O zagueiro Rafael Bonfim, que sentiu dores na região lombar minutos antes da partida com a Ponte Preta, é dúvida. Se ficar de fora, o uruguaio Sosa faz o miolo de defesa ao lado de Reniê.

Julinho retomará a condição de titular na lateral esquerda, mas precisa de uma avaliação do departamento médico sobre a condição gripal que apresentou na semana passada.

Gerson Gusmão também deixou no ar que pode oportunizar mais tempo de jogo a atletas como Jean Carlo e Douglas Coutinho, que entraram bem no segundo tempo em Campinas. Outra novidade é a possível presença do meia Marcelo entre os relacionados. Ele está em fase de transição após se recuperar de lesão.

160 jogos

Contra o Cuiabá, o técnico Gerson Gusmão completará 160 partidas oficiais à frente do Operário Ferroviário. Há quatro anos e meio no cargo, o comandante alvinegro acumula 84 vitórias, 41 empates e 34 derrotas – aproveitamento de 61,42%.

Empate valorizado

Gersinho valorizou a igualdade conquistada no Moisés Lucarelli, sábado (19), contra a Ponte Preta. O treinador recordou que o Operário vem tirando pontos de rivais diretos nos compromissos longe de Ponta Grossa. “Empatamos fora de casa contra três equipes que estão entre as cinco primeiras colocadas. Buscamos sempre a vitória e isso é frisado aos atletas, mas o resultado de empate é importante para continuarmos na briga pelas primeiras posições”.

Ficha Técnica

Operário: Thiago Braga; Sávio, Sosa (Rafael Bonfim), Reniê e Julinho (Fabiano); Pedro Ken, Tomás Bastos, Thomaz Santos e Clayton (Jean Carlo); Douglas Coutinho e Roger. Técnico: Gerson Gusmão

Cuiabá: João Carlos; Hayner, Ednei, Éverton Sena e Lucas Hernández; Matheus Barbosa (Jean Patrick), Élvis e Rafael Gava; Felipe Ferreira, Maxwell e Jenison (Elton). Técnico: Marcelo Chamusca

Data/Horário: 22/09/2020 (terça-feira), às 20h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) auxiliado por Hélcio Araújo Neves (PA) e Bárbara Roberta da Costa Loiola (FIFA/PA)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile