em

Reunião na Acipg debate segurança contra furtos

Nesta segunda-feira (18), aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), uma reunião com aproximadamente 50 pessoas, entre elas, empresários do comércio, do Distrito Industrial e representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. O tema do encontro foi a onda de assaltos nos últimos meses e uma suposta falta de policiamento e atendimento das forças de segurança pública neste tipo de ocorrências.

A empresária Sandra Sallum conta que nos últimos 15 dias aconteceram quatro assaltos, entre arrombamento de portas da loja do Calçadão da Rua Coronel Claudio. Ela salienta que pensou até em fechar a rede de lojas de vestuário, com mais de 83 anos de história em Ponta Grossa, devido a falta de segurança. Já Regis de Oliveira Godoy, também empresário do setor, contou que sua loja foi arrombada cinco vezes, no Calçadão, com quebra de vitrine e quebra de portas. “Pensamos na possibilidade de trabalhar com a prevenção, pois quando este tipo de ação se torna rotineira, é necessário pensar em tomar atitudes individuais considerando a ausência do trabalho do estado”, disse Godoy.

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato relatou que a Guarda Municipal conta, em funcionamento, com 28 viaturas ativas e 11 em manutenção veicular. Ele apontou que em 2013, quando foi criada, a Guarda Municipal atendeu 1.100 ocorrências, que em 2017 foram atendidas mais de 5 mil e até agora em 2018, já passam de 3 mil ocorrências. “Trabalhamos muito, nunca prendemos tanta gente. Somos penalizados pela estrutura herdada, através do sucateamento da segurança pública, que hoje, da melhor maneira administramos”, comentou.

Leia mais na edição desta quarta-feira (19).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.