em

Retorno no Infantil beira à metade dos matriculados

Aulas iniciam com 100% dos alunos em sala e cuidados contra a covid
Foto: Divulgação

A presença dos alunos da educação infantil em sala de aula nas escolas públicas de Ponta Grossa tem aumentado gradativamente e já representa quase 50%. Com a redução do distanciamento entre as carteiras, que a partir dia dia 10 de agosto passou de 1,5 metro para 1 metro, mais crianças passaram a frequentar as atividades presenciais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, somente na educação infantil estão matriculados 9,5 mil crianças nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Dessas, 4,6 mil retornaram ao ensino presencial, 3,6 mil ainda permanecem somente com o ensino remoto e 1,3 mil estão no ensino híbrido, intercalando aulas remotas e presenciais.

“A adaptação foi tranquila, pois as crianças já realizam as atividades nos espaços de interesse. Com relação ao uso de máscaras, as crianças do infantil III, IV e V estão bem adaptadas ao cotidiano. Em relação às crianças do Infantil II, mesmo não sendo obrigatório, vem sendo realizado um trabalho de incentivo diário”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Educação, as escolas também desenvolveram uma rotina sobre a troca de máscaras, os cuidados com o manuseio, de orientações sobre o toque entre as crianças, a retirada do acessória nos horários de refeição e a reposição em recipiente correto de armazenamento da máscara limpa ou suja.

“Os pais estão sentindo segurança em encaminhar seus filhos para as aulas presenciais. Porém, nem todos as crianças estão sendo atendidas devido à nota orientativa do Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), a qual estabelece o cumprimento da norma de 1 metro de distância entre as crianças, o que impede a presença das turmas completas dentro do espaço físico disponível”, acrescentou.

As crianças que ainda permanecem no ensino remoto realizam atividades diárias junto ao Programa Vem Aprender pela TV ou com o uso das redes sociais. Os pais também entregam e retiram os materiais das atividades nas escolas semanalmente.

MERENDA

Com relação à alimentação segura nas unidades, a Secretaria de Educação informou que todos os alunos possuem acesso à alimentação escolar, com até quatro refeições diárias, conforme a forma de frequência.

“A hora da alimentação segue o distanciamento definido como seguro pela Sesa, ou seja, de 1 metro entre os alunos. Desde o início do ano letivo, os locais nos refeitórios foram marcados pelas equipes gestoras, facilitando o dia a dia. Cada unidade escolar adapta os horários das refeições ao seu espaço físico, ou seja, além da marcação dos lugares, há rodízio entre as turmas para uso do refeitório, bem como há possibilidade de que sejam feitas refeições em sala de aula, conforme a disponibilidade de espaço”, informou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.