em

Restauro da Estação Saudade está na fase final

O prédio da Estação Saudade, que passa por um processo criterioso de revitalização sob responsabilidade do Sesc/Fecomércio, está agora na etapa final das obras. Os trabalhos tiveram início em janeiro deste ano, e  incluíram completa recuperação do chão ao teto, já que o imóvel estava bastante deteriorado pela ação do tempo e de vândalos. Agora, a previsão é que o serviço seja concluído em dezembro.

De acordo com a gerente executiva da Estação Saudade, Mônica Diniz, falta apenas finalizar alguns detalhes e instalar o mobiliário. Após a entrega do prédio para uso, um dos diferenciais do novo espaço será a criação de um museu dos ferroviários, que promete resgatar parte da história das ferrovias e sua influência no desenvolvimento da região.

“Estamos alinhando com a Fundação Municipal de Cultura o empréstimo ou doação de peças que preservam a memória das ferrovias e da Estação Saudade. Neste momento, estamos equacionando os trâmites entre as instituições. E já recebemos algumas doações da comunidade, com o que é possível iniciar um trabalho museológico”, explica Mônica.

Segundo ela, um dos itens doados pela comunidade é um furador de bilhetes, peça que evoca toda uma época, perfeita para narrar às novas gerações o que foi o contexto ferroviário. O Sesc ainda está recebem materiais para incluir no museu. Quem tiver interesse em fazer doação pode entrar em contato pelo telefone (42) 3309-2850.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.